|
Próximo Texto | Índice
O NOVO ROSTO DOS HOSTS
Anfitrião é bem-vindo e conquista espaço
EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA
"Seja bem-vindo." Em tempos
de muita concorrência, a recepção cativante a frequentadores
de bares, restaurantes nem tão
famosos e até supermercados pode ser o primeiro passo para
a conquista definitiva do cliente.
Para assumir esse posto na linha
de frente do mercado, ganham
espaço os profissionais conhecidos como host (anfitrião, em
inglês) ou hostess (anfitriã).
Mas, segundo Alexandre Werfel, presidente da Abeoc (Associação das Empresas Brasileiras de
Eventos), "engana-se quem pensa
que a profissão é só para garotas
"bonitinhas" que mal abrem a boca". Hoje, o perfil mudou: ""As
empresas preferem alguém com
potencial de vendedor", afirma.
A ocupação antes conhecida como recepcionista vai sendo substituída pela de hostess, que exige
qualificação mais apurada e oferece salários de até R$ 2.500 por
30 horas de trabalho semanal.
A formação para a carreira está
geralmente associada a cursos de
hotelaria e turismo. Mas não é necessário frequentá-los para se
candidatar a uma vaga. Os pré-requisitos para obter sucesso no ramo estão relacionados com aspectos de personalidade: simpatia, bom humor e sociabilidade.
As melhores oportunidades de
trabalho surgem de contatos com
promotores de festas e organizadores de eventos, mas há agências
e empresas que recrutam com frequência.
Restaurantes
Na tentativa de diferenciar-se da
concorrência, muitos restaurantes optam por escalar um anfitrião que receba, dê informações e
mesmo entretenha seus clientes.
"Alguém que chame o frequentador habitual pelo nome e que
conheça seus gostos", define Denise Zimmermann, 32, gerente da
consultoria Adecco Brasil. Em outras palavras: uma pessoa responsável por uma ação de marketing
de relacionamento ou fidelização.
A Abredi (Associação de Bares e
Restaurantes Diferenciados de
São Paulo) aponta que o host não
é importante apenas nos estabelecimentos luxuosos, mas também
nos de classe B. "Representa a dedicação para dar o melhor atendimento possível", avalia Lacides de
Souza, do atendimento aos associados da entidade.
Um exemplo de que os hosts
não estão só em estabelecimentos
de luxo é a Viena Delicatessen,
com lojas em diferentes shopping
centers. A rede conta com o serviço personalizado de hosts.
Próximo Texto: Cativar o cliente é a prioridade Índice
|