São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

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Especialização e flexibilidade dão o tom na carreira

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Numa semana, feira de calçados. Na outra, de informática. Na seguinte, de alimentação. O profissional do setor lida com eventos nas mais diferentes áreas.
Por isso buscar o máximo de informações sobre o tema do evento promovido é essencial aos profissionais que queiram trabalhar nas empresas organizadoras.
"Assim é possível ter uma noção maior das necessidades de cada evento e comunicar-se melhor com os clientes", conclui Luís Taliberti, diretor da FIT.
Paula de Freitas, 24, diz ter aprendido na prática como atuar na área de eventos.
Começou como recepcionista em feiras e hoje é assistente de marketing. "Participar dos eventos é essencial para conhecer a montagem e o atendimento a clientes."
A carência de profissionais com conhecimento do mercado leva promotoras a recrutar pessoal no mesmo segmento da feira, especialmente para trabalhar na área comercial e na de marketing.

Jornada prolongada
Um exemplo de profissional "importada" de outro setor é Ilka Kobayashi, 24. Formada em hotelaria, ela sempre demonstrou interesse em marketing de eventos.
Foi chamada para trabalhar como assistente de marketing e, em dois anos, chegou à gerência de marketing.
"É importante aprender a prática de organização de feiras e saber lidar com prazos e pessoas", comenta.
Crescer nessa área também exige flexibilidade para viajar e visitar outras feiras e disposição para encarar jornadas extras nos períodos que antecedem os eventos.



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