São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

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Participação feminina faz hotel inovar

DA REPORTAGEM LOCAL

Estabelecidas no mercado, as profissionais também ajudam a implementar novas idéias para fidelizar o outro lado do nicho de eventos -as participantes-, promovendo inovações para agradar esse público.
A experiência da gerente Andréa Aichele, da rede Atlantic Hotels International, ilustra bem isso. Percebendo que as feiras de negócios traziam cada vez mais executivas para a unidade em que trabalhava, ela sugeriu, há dois anos, a criação de um "andar feminino", uma espécie de "Clube da Luluzinha", em que meninos não entram.
"A idéia é fantástica porque prevê que a executiva possa receber seu jantar de robe, sabendo que não vai ter de se trocar para abrir a porta para um garçom", comenta a diretora-regional de operações Christina Munte. Hoje o modelo está reproduzido em 13 unidades da bandeira, todas elas localizadas na cidade de São Paulo.
Outra criação de Aichele foi o "kit de primeiros socorros", para livrar a mulherada de embaraços inesperados. "Lá tem lixa de unha, esmalte, absorvente, bucha vegetal, calcinha descartável e até meia fina. Porque só mulher sabe o que é ter de andar com a meia-calça furada", observa a gerente.
A aceitação dos projetos é tão boa que, na semana passada, o andar só para mulheres da unidade hoteleira próxima ao aeroporto de Congonhas tinha, segundo dados da companhia, 100% de ocupação. "Todas estavam participando de uma feira no Pavilhão de Exposições Imigrantes", diz Aichele.
"Começamos atingindo apenas de 30% a 40% de ocupação. Hoje preenchemos todos os quartos e ainda há demanda. O fato é que é uma ação simples, que pode ser feita sem grandes impactos no orçamento. São mimos, detalhes, coisinhas de mulher", explica.
Na hora de acertar a conta, a cliente da rede paga cada um dos itens que usou como se fossem guloseimas do frigobar.


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