Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto nova luz ainda não saiu do papel

DE SÃO PAULO

O projeto Nova Luz, visando a "tornar realidade o antigo sonho paulistano de resgatar o charme e o vigor socioeconômico" da região adjacente à Estação da Luz, nas palavras do site oficial, foi lançado em 2005, ainda durante a administração de José Serra (2005 a 2006).

Tornou-se, depois, a principal bandeira urbanística das administrações do sucessor de Serra, Gilberto Kassab.

Até hoje, porém, ainda não saiu da etapa de projeto, "sendo prevista para este mês a sua conclusão". A finalização do projeto, diz a prefeitura, é elemento necessário para "subsidiar a elaboração do edital, cujos estudos já estão em andamento".

Segundo a prefeitura, a explicação para a demora reside no fato de "a implantação de um instrumento urbanístico inédito no Brasil demandar tempo para que todas as etapas sejam concluídas. E é preciso esclarecer que os prazos estabelecidos em contrato foram cumpridos".

Quanto aos dependentes químicos, a prefeitura informa em nota que dispõe diariamente de 200 agentes de saúde para o "trabalho de abordagem, auxílio saúde e acolhimento dos dependentes de álcool e outras drogas da região central de São Paulo".

Pelas contas do governo, nos três últimos anos, foram realizadas mais de 229 mil abordagens, 13 mil encaminhamentos e 4.000 internações. "Na assistência social, só no Complexo Prates, desde sua inauguração em março de 2012 até o início de julho, houve o registro de mais de 30 mil atendimentos."

Desde 1992 (gestão Luiza Erundina), ações para revitalizar o centro são planejadas. "De lá para cá, houve avanços, como a vinda da sede da prefeitura para o centro, e a reforma da praça Roosevelt, que será entregue, mas há muito o que melhorar", diz Marco Antonio Ramos de Almeida, superintendente da Associação Viva o Centro.

Para ele, o lixo é um dos problemas mais graves. "Estamos sugerindo um projeto chamado 'saco zero'. A ideia é que o lixo saia dos edifícios diretamente para a rede coletora, sem que sejam deixados nas ruas."

(LC e GBJ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.