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'Discutir a relação' ajuda a traçar projeto
Empresário deve fazer uma análise da empresa, em itens como gastos, objetivos, faturamento e número de clientes
Planos para o ano novo devem ser continuação do planejamento estratégico elaborado na criação do negócio
Antes de elaborarem o planejamento anual, os micro, pequenos e médios empresários devem fazer uma análise do próprio negócio. Nela, devem ser avaliados gastos, faturamento, número de clientes e objetivos da empresa. O ideal é colocar tudo no papel.
"O melhor planejamento é o que se adapta à realidade do empresário", aconselha Bruno Caetano, diretor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
De acordo com o especialista, além do balanço de 2012, o empreendedor deve prever como estará o setor em 2013, avaliar os concorrentes e estabelecer metas adequadas a essa realidade.
"Há vários tipos de planejamento: estratégico, orçamentário, comercial, mercadológico, de gestão de pessoas e de produção", detalha Caetano.
A empresária Adriane Zagari, 35, faz um projeto para cada um dos cinco setores da HZ Eventos e Casting: recursos humanos, casting, compras, financeiro e comercial. "Cada gestor fica responsável por traçar os planos do seu segmento", afirma ela.
O planejamento anual, destaca Ricardo Teixeira, sócio da área de consultoria da Deloitte, deve ser uma atualização do planejamento estratégico -o que detalha o perfil de empresa, seus objetivos a longo prazo e geralmente é criado quando a empresa é lançada no mercado.
"O maior desafio dos empresários é dizer não para propostas que fujam dos planos da companhia", destaca.
No planejamento estratégico da Canadá Turismo, operadora turística, está definido o foco do negócio: vender viagens para as classes A e B.
De acordo com o proprietário Fabiano de Camargo, 33, a empresa tentou seguir outros rumos, mas desistiu.
"A desaceleração da economia fez com voltássemos a focar nos que têm maior renda familiar", afirma ele.