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Projetos prevêem novas linhas sobre trilhos
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo do Estado prevê
"cortar" a zona sul por trilhos.
Estão previstas -em alguns casos, já em obras- a ampliação
de duas linhas de metrô e a
construção de uma linha de
VLT (veículo leve sobre trilhos)
que atenderão praticamente a
toda a região.
Com previsão para ser concluída no primeiro trimestre de
2010 está a extensão da linha 2-verde do metrô. Hoje, a linha
começa na Vila Madalena, passa pela avenida Paulista e termina no Alto do Ipiranga.
Também estão em obras as
estações Sacomã -com integração ao Expresso Tiradentes
(antigo Fura-Fila)- e Tamanduateí -integrando com a linha de trens da CPTM-, além
da estação Vila Prudente, na
zona leste.
A linha 5-lilás, que está em
obras na região de Santo Amaro, deverá chegar até o Campo
Belo em 2010, segundo estimativa do governo do Estado. A linha hoje vai do Capão Redondo
ao largo 13 de Maio, em Santo
Amaro.
A previsão do governo do Estado é que até 2012 essa linha
chegue à Chácara Klabin, na região da Vila Mariana, contando
com as estações Ibirapuera,
Moema, Hospital do Servidor e
Vila Clementino.
"Bonde chique"
Já a linha do VLT -uma espécie de "bonde chique", segundo definição do secretário
dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella- ligará
a estação São Judas do metrô à
marginal Pinheiros passando
pelo aeroporto de Congonhas,
Jabaquara e praticamente toda
a extensão da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga
Águas Espraiadas).
A primeira etapa, que contará com financiamento da prefeitura, do governo do Estado e
do Ministério da Defesa, ligará
a estação São Judas ao aeroporto de Congonhas. Somente no
aeroporto devem ser instaladas
três estações -uma perto das
empresas de táxi aéreo, outra
no acesso dos funcionários e
outra perto da entrada para
embarque de passageiros.
O metrô, que vai administrar
a linha, estima que essa primeira etapa esteja pronta já em
2010, permitindo que os passageiros cheguem ao aeroporto
usando apenas o transporte sobre trilhos.
Até 2012, a intenção é que os
dois principais aeroportos da
região metropolitana -Congonhas e Cumbica, em Guarulhos- estejam ligados pelo sistema de trilhos.
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