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PUBLICIDADE
MERCADO ESTENDE-SE A GRÁFICAS, PRODUTORAS DE SOM E EMPRESAS DE WEB
Além de criação, propaganda depende de mídia e estratégia
DA REPORTAGEM LOCAL
Para ser publicitário não é preciso saber fazer slogans. Os profissionais de criação ainda são os donos dos maiores salários da publicidade, mas outros caminhos, como a mídia, o planejamento estratégico e o atendimento, podem
levar ao sucesso na carreira.
"É besteira pensar só em criação. A propaganda precisa de
criativos em outras áreas. Na mídia, por exemplo, você faz o dinheiro do anunciante render ou
não", afirma Renato Loes, presidente da agência de publicidade
Leo Burnett, em São Paulo.
Loes, que nunca trabalhou com
criação, fez carreira no atendimento, área responsável por fazer
a comunicação entre a agência e o
cliente, identificando as demandas e recolhendo informações para orientar o trabalho de planejamento e de criação. "Propaganda
paga bem, mas depende muito do
talento individual", diz.
Mídia é o setor que mais tem recebido investimentos em tecnologia -o trabalho simultâneo com
diversos softwares é uma das maneiras de buscar um diferencial. A
escolha dos veículos e a negociação dos espaços para divulgação
das campanhas são tarefas do
profissional de mídia.
No marketing, que planeja estratégias de venda de produtos e
de relacionamento com clientes,
ocorre uma ampliação de conceitos para a visão do marketing de
serviços. "É preciso pensar não só
a venda mas em toda a experimentação que o usuário pode ter
com o produto", diz Gabriel Borges, analista de marketing da Telemig Celular.
As agências são apenas uma das
opções em publicidade. Há trabalho para o profissional em gráficas, produtoras de som e empresas de web. Uma área considerada ainda pouco explorada é a direção de fotografia voltada para
filmes publicitários.
O profissional de publicidade
também atua ainda nos departamentos de comunicação de grandes empresas e anunciantes.
Andreza Santana, 25, gerente
do programa de parcerias que o
site de vendas Submarino mantém com outros sites da rede para
aumentar as vendas, afirma que
seu trabalho dá um retorno imediato de 5% do faturamento da
empresa. "Mas o mais importante é pulverizar o nome do Submarino pela internet", diz.
Criatividade, flexibilidade e capacidade de assumir riscos e responsabilidades são habilidades
valorizadas pelo mercado.
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