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COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Assessoria de imprensa oferece possibilidade de fazer carreira
DA REPORTAGEM LOCAL
Longe do desespero do fechamento dos jornais diários, profissionais de comunicação corporativa e assessores de imprensa recebem bons salários e têm a
possibilidade de fazer carreira
em grandes empresas. "Hoje há
profissionais de comunicação
que ocupam altos cargos", disse
Junia Nogueira de Sá, diretora
de comunicação corporativa do
Grupo Telefônica no Brasil.
O mercado para esse profissional tem crescido nos últimos
anos e oferecido a possibilidade
de chegar às principais funções
de direção -o que antes era raro para profissionais de comunicação. "A comunicação corporativa evoluiu da simples assessoria de imprensa para um canal
de comunicação com todos os
públicos", diz a jornalista.
Para ter o perfil exigido pelo
mercado, o jornalista deve complementar sua formação com
cursos na área de negócios e,
dessa forma, entender melhor o
funcionamento da empresa.
"Em um dia, trabalho com física nuclear; no outro, com medicina ou com a fauna das cavernas", diz Marcia Furtado Avanza, 45, assessora de imprensa da
USP, que fez especialização em
jornalismo científico. De acordo
com ela, o estresse é menor que o
das Redações, mas há muito trabalho. "São cerca de 300 jornalistas atendidos por mês."
Para o presidente da comissão
de graduação do Departamento
de Jornalismo da USP, o professor José Coelho Sobrinho, o profissional deve transitar em vários
campos. "Técnicas são aprendidas em três meses. Formação intelectual, não."
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