São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011 |
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Setor especializado é indício de que escola cuida do tema Área deve dar suporte ao ensino e planejar a compra de novos recursos
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Mais importante do que se informar sobre os equipamentos de tecnologia de uma escola é saber como eles são usados no ensino. Uma dica para os pais é perguntar se há um setor para cuidar do assunto. É aí que entra o departamento de tecnologia. Área que planeja a aquisição e o uso desses recursos no ensino, o departamento não pode ser uma ilha tecnológica dentro da escola, mas tem que criar pontes com o restante dela, para que professores e coordenadores do setor trabalhem articulados. Por isso, os pais devem verificar qual é a afinidade do diretor do departamento tanto com tecnologia quanto com educação. Ele, afinal, precisará falar a linguagem dos equipamentos de informática e a do ensino. No Liceu Pasteur, na zona sul, Joel Lamiral, diretor do departamento, lembra que é necessário pensar como e por que desenvolver um projeto antes de o aluno pôr a mão na massa, ou melhor, no mouse. "O trabalho pedagógico prévio é muito importante." No Santa Cruz, na zona oeste, há um setor que desenvolve conteúdo pedagógico informatizado, dirigido pelo pedagogo Moisés Zylbersztajn, e outro responsável pela estrutura de rede e máquinas. "A demanda do professor é difícil de ser entendida por um técnico. Com dois departamentos, consigo traduzir para professores e para técnicos as necessidades de cada um", diz Zylbersztajn. (DANIEL VASQUES e RENATO CASTRONEVES) Texto Anterior: Pesquisa de futuro Próximo Texto: Miniespecialistas: Alunos dão dicas na hora de escolher Índice | Comunicar Erros |
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