São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Setor especializado é indício de que escola cuida do tema

Área deve dar suporte ao ensino e planejar a compra de novos recursos

Isadora Brant/Folhapress
Dennis Rosa, técnico de informática do colégio Santa Cruz

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais importante do que se informar sobre os equipamentos de tecnologia de uma escola é saber como eles são usados no ensino. Uma dica para os pais é perguntar se há um setor para cuidar do assunto. É aí que entra o departamento de tecnologia.
Área que planeja a aquisição e o uso desses recursos no ensino, o departamento não pode ser uma ilha tecnológica dentro da escola, mas tem que criar pontes com o restante dela, para que professores e coordenadores do setor trabalhem articulados.
Por isso, os pais devem verificar qual é a afinidade do diretor do departamento tanto com tecnologia quanto com educação. Ele, afinal, precisará falar a linguagem dos equipamentos de informática e a do ensino.
No Liceu Pasteur, na zona sul, Joel Lamiral, diretor do departamento, lembra que é necessário pensar como e por que desenvolver um projeto antes de o aluno pôr a mão na massa, ou melhor, no mouse. "O trabalho pedagógico prévio é muito importante."
No Santa Cruz, na zona oeste, há um setor que desenvolve conteúdo pedagógico informatizado, dirigido pelo pedagogo Moisés Zylbersztajn, e outro responsável pela estrutura de rede e máquinas.
"A demanda do professor é difícil de ser entendida por um técnico. Com dois departamentos, consigo traduzir para professores e para técnicos as necessidades de cada um", diz Zylbersztajn. (DANIEL VASQUES e RENATO CASTRONEVES)


Texto Anterior: Pesquisa de futuro
Próximo Texto: Miniespecialistas: Alunos dão dicas na hora de escolher
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.