Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Interlagos se inverte por GP Brasil

F-1
Prefeitura planeja boxes na reta oposta, além de parque com museu, quadras e ciclovia

MILTON PAZZI JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O autódromo de Interlagos muda de eixo em 2013, avisa a administradora SPTuris. Vai virar um parque aberto, com ciclovia, museu e quadras, e mudar toda sua configuração de arquibancadas, com seu setor mais popular, o "G", provavelmente se tornando o mais caro. Tudo porque os boxes, torre de controle, paddock e pódio saem da atual reta e vão para o lado oposto, na parte baixa do circuito, para atender às exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Com isso, o portão principal deixa de ser o 7, na avenida Senador Teotônio Vilela, e passa para a avenida Feliciano Correia/Estação. A intenção é privilegiar o acesso pela estação Autódromo da CPTM (Linha 9). No miolo onde atualmente é um matagal, do lado esquerdo da pista -observado pelo sentido de corrida- ficará o paddock, área de circulação das equipes, funcionários e VIPs. Nessa mesma área, junto ao lago, seriam construídos, no futuro, um parque, o Museu do Automóvel (ou da Indústria Automobilística), quadras, e a área de mata seria reflorestada. No entorno do autódromo seria construída ainda uma ciclovia. O traçado não muda, e o antigo circuito, com isso, é desativado de vez.

Os ingressos para as arquibancadas, com isso, terão mudanças. A arquibancada "G" deve deixar de ser a mais barata, hoje em R$ 510. O setor "B", em frente à largada, custa R$ 2.570. A Interpro, organizadora do GP do Brasil de F-1, que este ano acontece em 25 de novembro, diz que vai estudar as mudanças.

Segundo Everaldo Júnior, diretor de Eventos da SPTuris, "o local será funcional", sem a grandiosidade de circuitos como Abu Dhabi. O design do local ainda não está definido, assim como o custo total da obra, que depende do fechamento do projeto técnico, com prazo até o fim deste mês. Como exemplo, Silverstone, no ano passado, gastou cerca de R$ 72 milhões para o mesmo tipo de obra, também para se modernizar (mudou os boxes de local, recapeou toda a pista e criou novo estacionamento).

A atual reta oposta, por exigência de segurança, pode ganhar alguns metros no final por causa da saída dos boxes (que ficará na subida do Laranjinha). O desejo da SPTuris é ter uma arquibancada definitiva que gire de lado de acordo com o evento, pois o antigo Retão será transformado em pista de arrancada.

O projeto faz parte do plano diretor para a região de Interlagos, que será concluído até o fim de 2012 para ser entregue à próxima administração, pois acontecem eleições municipais neste ano.

A obra incluirá a Curva do Café, mas não se definiu se será uma área de escape ou, até, outra chicane (mais cara), no lado direito. A discussão acaba neste mês, diz o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro. "Precisamos tirar essa curva da história. Sugiro que mudemos o nome dela. E sai junto com os novos boxes", diz. O autódromo não será fechado para as obras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.