São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União é receita, dizem paulistas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

DO ENVIADO A SANTOS

Bem acima da qualidade técnica, os jogadores do Santos elegem a união como o principal fator do sucesso da equipe no Brasileiro.
Finalista vestindo as camisas de Grêmio, Atlético-MG, São Caetano e do próprio Santos, o veterano Robert, 31, afirma que o relacionamento é o alicerce de qualquer campanha de sucesso.
"Em toda equipe vencedora e campeã, a base do triunfo está mais na união do que no potencial técnico", afirmou o jogador, que poderá reaparecer hoje no time devido à suspensão de Elano.
A descontração se reproduz até mesmo durante os treinamentos, quando os jogadores só se chamam por apelidos. Nos coletivos, ao pedir a bola para Robinho, Diego chama por "Lagartixa" ou "Panturrilha", que grita de volta para "Cabeça" ou "Rabicó".
Devido à fama de "bravos", o goleiro Fábio Costa e o lateral Leo viraram, respectivamente, "Massaranduba" e "Zangado".
Já o atacante Alberto foi alcunhado de ""Albieri", personagem da novela ""O Clone".
"Chegamos aonde chegamos porque tivemos méritos, mas, principalmente, porque o grupo está fechado. Por isso, sabemos que poderemos buscar mais", declarou o meio-campista Renato.
Em grande parte, o comando centralizador do técnico Emerson Leão é o responsável por esse entrosamento, afinal, ele escolheu trabalhar com novatos e imprimiu seu estilo militarista. Os retiros em Jarinu (SP) e Extrema (MG) também ajudaram esse clima ameno entre os jogadores.
Esse cenário, por exemplo, é o contrário do encontrado no São Paulo, equipe eliminada pelo Santos nas quartas-de-final, com duas derrotas consecutivas.
Com a chegada do meia Ricardinho, em contratação milionária, somou-se mais um líder à equipe, que já tinha o goleiro Rogério e o meia-atacante Kaká como vozes no elenco. (FS E RB)


Texto Anterior: Noviços de Leão miram Copa-06 e Olimpíada-04
Próximo Texto: Estatística: Vila Belmiro vê duelo com faltas e "ladrões" de bola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.