|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FPF é acusada de jogo de cartas marcadas na escolha de quem explorará placas de publicidade
Empresas questionam licitação do Paulista-05
FÁBIO VICTOR
DO PAINEL FC
Anunciada em 2003 por Marco
Polo Del Nero como bandeira da
nova gestão da Federação Paulista
de Futebol, a transparência nos
negócios da entidade foi posta em
xeque por uma nebulosa licitação
para a venda dos direitos de exploração de placas de publicidade
estática do Estadual de 2005.
Firmas interessadas em participar da concorrência acusam a
FPF de ter divulgado o edital em
sua página na internet no mesmo
dia em que foi anunciado o vencedor, a empresa Estática Brasil, que
desde 2003 detém o direito de exploração dos painéis instalados
na beira dos gramados e foi a única a apresentar proposta.
Sentindo-se lesados, representantes de outras empresas dizem
que o processo foi dirigido para
que a Estática Brasil vencesse, o
que a federação nega.
A entidade informa que colocou
o edital em seu site no dia 21 de setembro, portanto a tempo de ser
visto por qualquer interessado.
No dia 23, a Folha acessou a página, e o documento não estava lá.
Naquele dia, o único registro do
assunto era uma resolução da
presidência informando sobre a
licitação, designando integrantes
da comissão licitatória e estipulando um prazo de dois dias úteis
para que fossem apresentadas as
condições para a concorrência.
Thomaz Jarussi, gerente comercial da Moran Consulting, uma
das agências que alegam ter sido
atropeladas pelo resultado, disse
que tentou acessar o edital diariamente, por várias vezes, do dia 20
ao dia 29 -e só o encontrou nesta
data, junto com o resultado.
"Acho que existe um laço mais
estreito entre as partes [FPF e Estática Brasil], o que torna essa licitação um jogo de cartas marcadas. O que aconteceu foi vergonhoso", reclama Jarussi.
Ele diz que a Moran Consulting
estava disposta a oferecer R$ 4 milhões para explorar as placas. A
Estática Brasil ofereceu R$ 3,5 milhões, a serem pagos em três parcelas -a FPF estipulou em R$ 3
milhões a proposta mínima.
Outra empresa que se disse surpresa com o desfecho da concorrência foi a Publisport. Na última
quinta, com o resultado já publicado, a sócia da agência Sônia Andreotti informou que vira a resolução da presidência e estava
aguardando o edital da FPF, pois
pretendia concorrer.
Foi informada pela reportagem
de que não havia mais tempo. "Isso realmente causa muita estranheza, é lamentável. Realmente é
muito complicado", afirmou ela.
Sondagem de mercado
Segundo a Folha apurou, antes
mesmo de sair o resultado a Estática Brasil já havia conversado
com alguns possíveis interessados
em anunciar nas placas do Paulista, fornecendo-lhes uma estimativa do preço dos espaços.
A própria empresa confirma esses contatos, mas diz que se trata
de uma precaução justificável.
"Nada mais normal do que fazer
sondagem no mercado. Aliás,
nem fiz sondagem, as pessoas é
que me ligaram. Como eu sabia
do preço mínimo exigido pela
FPF no edital, disse quanto seria
mais ou menos o valor", afirmou
José Carlos Pinto de Carvalho, sócio da Estática Brasil e ex-funcionário da Traffic, a megaagência de
marketing esportivo de J. Hawilla.
Além de Hawilla, um dos homens mais influentes do futebol
nacional, o milionário mercado
das placas engordou o patrimônio de outros notórios personagens do setor, como o ex-presidente do Flamengo Kleber Leite.
A Estática Brasil entrou na FPF
em 2003, ainda na gestão de
Eduardo Farah. O ex-presidente
diz que, ao deixar o cargo, em
agosto daquele ano, a empresa
devia R$ 600 mil à federação.
Pinto de Carvalho afirmou desconhecer a dívida. Marco Polo
Del Nero, sucessor de Farah no
cargo, tem outra versão -diz que
o débito foi pago. Neste ano, a Estática Brasil concorreu com outras três empresas e venceu.
Há um outro dado curioso na
concorrência das placas. Segundo
o edital, a abertura dos envelopes
com as propostas poderia ser
acompanhada por um representante da Aceesp (Associação dos
Cronistas Esportivos de São Paulo), mas a entidade informou não
ter recebido nenhum comunicado da FPF sobre a permissão.
Colaborou Fernando Mello, do Painel FC
Texto Anterior: Painel FC Próximo Texto: Futebol: São Paulo bate Palmeiras e vence 1º clássico aos 47min Índice
|