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FUTEBOL
Clube investe na construção de camarotes no Morumbi, cujos aluguéis lhe rendem cerca de R$ 2 mi por ano
Em busca de receita, São Paulo mira VIPs e elitiza torcedor
EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL
Com boa dose de luxo, o São
Paulo tem conseguido compensar
o baixo público de seus jogos no
Brasileiro -média de pouco
mais de 8 mil pagantes. O principal investimento do clube em
2004 não mira o torcedor comum
da arquibancada, mas sim os
VIPs, que pagam caro por um espaço mais confortável no estádio.
O clube finalizou a construção
de quatro novos camarotes com
25 lugares no setor intermediário
do Morumbi e já alugou mais
dois, ambos para bancos.
No ano passado, outros quatro
haviam se juntado aos 12 que já
existiam. Os camarotes são equipados com cadeiras reclináveis,
banheiro privativo, bar e duas vagas de estacionamento.
O clube fatura cerca de R$ 2 milhões por ano só com o aluguel
dos espaços. O valor de cada um é
de R$ 250 mil por três anos.
Além desses, o São Paulo ainda
conta outros quatro, os mais luxuosos, no piso inferior. O maior
e mais imponente deles é o da TV
Globo, de 116 lugares, cujo aluguel
anual é de R$ 600 mil.
A diretoria são-paulina pretende construir ainda mais 22 camarotes. O valor de cada um deles gira em torno de R$ 120 mil e a conclusão é feita em 45 dias. De acordo com o clube, nenhum até agora foi alugado para pessoas físicas.
Todos eles têm como inquilinos
grandes empresas, como Bradesco, General Motors, Traffic e
ESPN e LG e Topper, parceiros
comerciais do São Paulo.
Além dos camarotes, o São Paulo tem investido em setores VIPs
do Morumbi, como o Premium,
cujo ingresso custa R$ 50.
"Há clientes para isso e que não
se importam de pagar o preço para ter conforto", diz o diretor de
planejamento João Paulo Lopes.
"Com a construção e comercialização de todos os camarotes,
nossa receita poderá chegar R$ 5
milhões", prevê o dirigente.
O investimento são-paulino em
áreas VIPs está relacionado à falta
de interesse do torcedor comum
nos jogos da equipe. Se na Libertadores o São Paulo se acostumou
a ter mais de 50 mil pessoas no
Morumbi, no Nacional o melhor
publico ocorreu no clássico contra o Corinthians -pouco mais
de 15 mil pessoas. Um estudo do
departamento de marketing indica que o preço ideal para a arquibancada seria de R$ 37.
Entre os torcedores que ficam
nos setores mais em conta já há
queixas, sobretudo vindas das
torcidas organizadas, devido à
opção do clube em apostar num
público de maior poder aquisitivo
"Torcedor para eles é só quem
fica no setor Premium ou quem
está no camarote", reclama Marcos Lopes, diretor de marketing
da Tricolor Independente, a
maior uniformizada são-paulina,
que já não ganha mais os 500 ingressos por jogo do clube -prática comum em outros anos.
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