São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Se ganhar o Brasileiro, time ergue pela 3ª vez a taça instituída em 1993

Corinthians luta pela posse definitiva do novo troféu

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians pode ser o primeiro clube a ficar em definitivo com um troféu criado para o Campeonato Brasileiro.
O regulamento do torneio prevê que a taça atual, instituída em 1993, ficará com o time que vencer o Nacional por três vezes, de forma seguida ou alternada (quem foi campeão brasileiro até hoje só ficou com a réplica da taça).
Só três clubes tinham neste ano a chance de ficar com a posse do troféu -Corinthians, Palmeiras e Vasco, clubes que venceram duas vezes o Brasileiro desde 1993.
A taça atual, denominada pela CBF ""Campeão do Brasil", substituiu o tradicional troféu do Nacional, criado em 1975 e que ficou famoso por suas 156 esferas (uma de ouro maciço e 155 de prata).
O troféu original do Brasileiro, segundo a CBF, ficaria com o clube que conseguisse três títulos consecutivos do Nacional ou que vencesse a disputa cinco vezes.
O Flamengo reclama a posse desse troféu, que está hoje em um cofre na sede da Caixa Econômica Federal, no Rio, porque teria vencido cinco vezes o torneio que reúne a elite do futebol nacional. Mas a CBF não reconhece ainda o título flamenguista de 1987 e entende que o Sport foi de fato campeão brasileiro naquele ano.
O troféu antigo, segundo revelou a Folha em outubro, voltou a ser cobiçado pelos clubes do país agora. Flamengo, Palmeiras e Vasco, tetracampeões para a CBF, contavam com o título neste ano para ficar com essa taça para sempre -a nova diretoria flamenguista ainda tenta na Justiça o reconhecimento do título de 1987 e, na esteira disso, a posse do troféu.
Se o Corinthians consumar seu tetracampeonato nacional neste ano, além de ficar com o troféu colocado em disputa em 1993, passará a concorrer no próximo ano pela posse da taça original.
Antonio Roque Citadini, vice de futebol do Corinthians, já disse que o Corinthians lutará pelas duas taças do Brasileiro.
""Traçamos uma meta após a Copa do Brasil, que era vencer o Brasileiro. Com essa questão da taça então, temos mais um grande motivo para ganhar. A questão do primeiro troféu é mais complexa. Os clubes reconheceram o Flamengo campeão. A CBF, não. Não sei se a Justiça resolverá isso, mas no futuro nós compraremos outra briga", disse o dirigente.
Caso o Corinthians fique em definitivo com o troféu atual -mais esguio que o original-, a CBF terá que criar outro para a disputa do ano que vem, que deve inaugurar o sistema de pontos corridos.
Recentemente, a entidade que controla o futebol brasileiro lançou os troféus para as Séries B e C -essas taças, basicamente, têm as letras dessas duas divisões.
O Santos ainda não tem nenhuma taça de campeão brasileiro. (EDUARDO ARRUDA E RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Santos x Corinthians: BR - 02 celebra seus moleques
Próximo Texto: Corintianos dão lição de título a santistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.