São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO ROUND

EUA e China abrem série de duelos previstos

Sob atenção de Bush e Hu Jintao, países se enfrentam no basquete

Equipe do gigante Yao Ming versus LeBron, Kobe e companhia. Horário: 11h15

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

As atenções dos presidentes George W. Bush (EUA) e Hu Jintao (China) estarão voltadas hoje não para disputas comerciais ou problemas em relação aos direitos humanos.
Os dirigentes ficarão atentos ao jogo entre EUA x China, pela rodada inicial do basquete, no primeiro confronto direto significativo nos esportes coletivos entre os contendores pela liderança do quadro de medalhas. A partida é às 11h15.
"Provavelmente será a partida mais vista da história do esporte mundial", prevê o armador Deron Williams, dos EUA, sem medo de exagerar.
De um lado está um país com ânsia de retornar ao topo da modalidade. Os EUA não conquistam um título em Mundiais ou Olimpíadas desde os Jogos de Sydney, em 2000.
E, para isso, uma vitória convincente na rodada inicial, contra os donos da casa, é considerada essencial pelo elenco.
"É uma grande oportunidade de este time mostrar o seu talento. Estamos aqui para vencer. Este time está faminto de vitórias", expressa o armador Jason Kidd, remanescente do último título olímpico.
A importância dada ao duelo pode ser demonstrada pelos atos dos chefes de Estado de cada país, que não se envergonharam de mostrar seu lado torcedor nos últimos dias.
Hu, o presidente chinês, fez questão de visitar os jogadores de sua seleção durante um treino e abordar o maior astro do time, o pivô Yao Ming, de 2,29 m, sobre sua condição física.
"Toda a nação está muito preocupada com seu pé. Como ele está agora?", questionou.
"Está tudo bem", tranqüilizou o astro do Houston, que se recuperou de uma fratura por estresse no pé esquerdo.
"Nós, chineses, damos muito valor ao basquete e esperamos que você tenha um bom desempenho. Gostaria de ver o seu sucesso na Olimpíada", devolveu Hu, entre amistoso e exigente.
Bush, por sua vez, requereu a Hu, pessoalmente, ingressos para a partida. Pediu aos jogadores norte-americanos mais empenho, após o bronze olímpico nos Jogos de Atenas-04.
"Para o presidente vir assistir ao nosso jogo, o mínimo que temos que fazer é trazer de volta o ouro", falou Kobe Bryant. "A China será um desafio do tamanho de seu território."


Texto Anterior: Por nova imagem, psicóloga dá exercícios e mostra recortes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.