São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vocação ofensiva norteia líderes do Brasileiro-08

Pela primeira vez na era dos pontos corridos, primeiro turno termina com os quatro times de melhor ataque no G4

No Nacional do ano passado, o atual líder Grêmio fechou o torneio com 44 gols feitos e, nesta edição, já ostenta 35 tentos em 19 confrontos


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de coroar no ano passado a melhor defesa como campeã, o Campeonato Brasileiro agora dá espaço à vocação ofensiva de seus participantes.
Pela primeira vez na era dos pontos corridos, o primeiro turno do Nacional termina com a zona de classificação para a Libertadores freqüentada pelos quatro times com os melhores ataques da competição.
Grêmio (35 gols), Cruzeiro (32), Palmeiras (32) e São Paulo (33) são os times que mais vezes balançaram as redes nas 19 primeiras rodadas.
Esta edição mostra ainda a evolução dos ataques de três de seus quatro primeiros colocados em relação ao campeonato do ano passado, que teve média de gols maior no mesmo período (3,36 contra 3,24 em 2008).
Levantamento do Datafolha mostra ainda que a vocação ofensiva dos líderes pode ter sido ajudada pela queda de faltas em relação a 2007. A média de infrações, que foi de 45 por jogo no ano passado, caiu para 39,4 no atual campeonato, assim como diminuiu a média de expulsões (0,48 para 0,37).
De 2007 para agora, apenas o Cruzeiro, dos quatro primeiros, manteve o mesmo espírito ofensivo. Na edição anterior do Nacional, a equipe mineira teve o melhor ataque (73 gols).
Já Grêmio, Palmeiras e São Paulo o incorporaram só agora.
Tanto é que os três clubes, em metade dos confrontos que têm para fazer no Brasileiro, já se aproximaram de tudo o que conseguiram em 2007.
Os gremistas terminaram o Nacional passado com um total de 44 gols -sua produção ofensiva foi superior apenas a dos quatro rebaixados. Neste ano, em meio campeonato, os gaúchos já marcaram o equivalente a 79,5% dos gols de 2007.
Para o Palmeiras, esse percentual também é alto. Em meio Brasileiro-08, o time do Parque Antarctica já anotou o equivalente a 66,7% dos gols que obteve na última edição.
Já o São Paulo, com seus 33 gols neste Nacional, já atingiu 60% de tudo o que seu ataque produziu na competição da temporada passada.
Para terminarem o primeiro turno com os melhores ataques do Nacional, os integrantes do G4 escolheram caminhos diferentes. O líder Grêmio é o rei da bola alta. Foi de cabeça que o time gaúcho marcou quase um terço de seus tentos (11).
Já o Palmeiras foi quem aproveitou melhor as jogadas de bola parada. Dessa maneira o time fez 12 de seus gols, apesar de não contar com atacantes altos -Kléber tem 1,73 m, e Alex Mineiro, 1,75 m- ou bons cobradores de falta.
Já Cruzeiro e São Paulo, com seus volantes que finalizam, costumam arriscar de longe e se dar bem. Cruzeirenses e são-paulinos se destacam pelos gols marcados de fora da área. Já anotaram cinco desse jeito.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Rabeira: Vasco se junta a Flu na degola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.