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Aerofólio de aço explica evolução no campeonato
DO ENVIADO A MAGNY-COURS
Apesar dos esforços do inglês
Frank Dernie para manter sigilo absoluto, a descoberta que
levou a equipe Williams de volta às vitórias e à disputa pelo
primeiro lugar do Mundial de
Construtores já é de conhecimento de suas adversárias.
Um dos primeiros engenheiros da F-1 a usar softwares para
projetar os carros, Dernie optou por uma solução básica para tentar resolver o problema
crônico do modelo FW25: as
escapadas de frente.
O inglês partiu do princípio
de que bastava aumentar o peso na frente do carro para tentar solucionar a questão.
Ele decidiu, então, encomendar à fábrica um aerofólio feito
de aço, de 13 kg -a peça convencional, de fibra de carbono,
pesa atualmente 3 kg.
A experiência deu certo. No
GP da Áustria, na pista do circuito A-1, com o carro equilibrado, a equipe de Frank Williams começou a crescer na
temporada.
Dernie estreou na F-1 em 76,
na Hesketh. Em 1979, o engenheiro foi para a Williams, onde ficou por dez anos e viveu a
melhor fase de sua carreira.
Foi lá que conquistou quatro
Mundiais de Construtores e
desenvolveu a suspensão ativa
do time. De lá para cá, peregrinou por Lotus, Ligier, Arrows e
Lola e em 1998 se afastou da F-1
para voltar agora.
(FSX)
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