São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo combate inferno astral com aposta em reservas

Muricy Ramalho veta mais de meio time de ir à Colômbia para pegar Independiente e arrisca futuro na Libertadores

"Essa equipe que vai jogar tem mais chance de vencer", diz técnico, ao comparar com os atletas poupados, que, no domingo, pegam Corinthians

Fernando Santos/Folha Imagem
Radiografia do tornozelo do goleiro e capitão são-paulino Rogério, com pinos, depois da cirurgia

DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo está matematicamente classificado para a próxima fase da Libertadores. Precisa apenas de um ponto hoje, às 22h, em Medellín, contra o Independiente, para assegurar a liderança do Grupo 4.
Mas o inferno astral que teve início com a derrota nos acréscimos para o Corinthians pelas semifinais do Paulista, no último domingo, e a fratura no tornozelo de Rogério, que tirou o goleiro da disputa da Libertadores e do time por até seis meses, abalou a equipe tricolor.
O revés para um dos maiores rivais no Estadual fez o técnico Muricy Ramalho até mesmo rever seus conceitos. Em vez de titulares para buscar mais três pontos no torneio continental, tido sempre como prioridade no Morumbi, o treinador optou por poupar mais de meio time da viagem a Medellín.
Ao todo, nove jogadores considerados titulares não seguiram para a Colômbia. Hernanes, Miranda, Washington, Borges, Júnior César e Jorge Wagner estão fora do jogo desta noite, além dos lesionados Arouca, Zé Luís e Rogério.
Apesar do discurso de que os reservas têm condição de somar pontos para a equipe obter vantagem nas fases seguintes da Libertadores, o assunto no clube é evitar pressão externa em caso de eliminação para o Corinthians. Os dois times voltam a se encontrar no domingo, no Morumbi, quando o São Paulo precisa vencer para ir à final do Paulista e evitar o primeiro mal-estar de 2009.
A dificuldade na fase decisiva do Estadual fez Muricy reconhecer o desgaste de seus jogadores. "Do jeito que os atletas [titulares] que ficaram no Brasil estão cansados, essa equipe que vai jogar tem até mais chance de vencer. Estamos levando um time competitivo", falou o treinador são-paulino no site oficial do clube.
Do time que vai enfrentar o Independiente, Muricy vai basear seu esquema na experiência dos homens de marcação. André Dias, Rodrigo e Renato Silva formam a trinca defensiva. Jean, xodó do treinador, vai ter no meio a companhia de Hugo e Richarlyson, que já foram titulares da equipe. Na frente, Dagoberto, outro que perdeu espaço neste ano, e André Lima vão atuar juntos.
Para minimizar os efeitos da viagem, o São Paulo volta logo após a partida, em voo fretado.



NA TV - Independiente x São Paulo Sportv e Canal FX, ao vivo, às 22h



Texto Anterior: Libertadores tem "amistoso" e "final"
Próximo Texto: Bosco diz simplificar ao jogar com os pés, mas fica aquém de Rogério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.