|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MEMÓRIA
Brasileiro usou estratégia do pé esquerdo em 95
DO ENVIADO A INDIANÁPOLIS
A estratégia de frear utilizando somente o pé esquerdo já
havia sido experimentada por
Rubens Barrichello na F-1. E já
havia fracassado.
Em 1995, correndo pela Jordan e então fazendo sua terceira temporada na categoria, o
piloto brasileiro decidiu seguir
a linha da grande maioria de
seus concorrentes, um padrão
desde os tempos do kart.
Depois de passar pelos campeonatos de base freando com
o pé direito, Barrichello tentou
se acostumar com o esquerdo.
Conseqüência, admite hoje, da
pressão que sofria após a morte
de Ayrton Senna, em 1994.
"Eu queria buscar resultados
e achei que seguindo o estilo
dos outros, poderia melhorar.
Só depois percebi que aquilo
foi um grande um erro", declarou o piloto à Folha, em abril,
durante o GP do Bahrein, às
vésperas dos dez anos da morte
do tricampeão mundial.
Barrichello foi apenas o 11º
naquele campeonato. Um ano
antes, pela mesma Jordan, foi o
sexto e obteve uma pole.
O brasileiro, então, abandonou a idéia e voltou a utilizar o
pé direito para frear. Até o início do Mundial deste ano.
Ao sentar pela primeira vez
no F2004, sentiu que o carro ficava mais equilibrado quando
freava com o pé esquerdo.
"No começo do ano, tive algumas dificuldades nos testes,
peguei chuva, não consegui me
adaptar completamente ou fazer um acerto bom. Então parti
para essa idéia do pé esquerdo", explicou ontem. "Com essa adaptação que fizemos agora, podendo usar os dois pés,
me sinto mais confortável. Eu
guio da maneira como eu quero. E essa é a grande razão para
minha pole", afirmou ele.
O desempenho de Barrichello ontem foi elogiado por Ross
Brawn, engenheiro, estrategista e diretor técnico da Ferrari.
"A pole position do Rubens
não foi nenhuma surpresa. Ele
está andando forte aqui desde o
início dos treinos. Ele sofreu
um pouco neste início de temporada, mas agora mostrou
que está novamente em grande
forma", declarou o inglês, que
deu o aval para a adaptação no
carro do brasileiro.
(FSX)
Texto Anterior: Sato, em 3º no grid, é a maior preocupação Próximo Texto: Em 5º GP, Indianápolis ainda explica F-1 Índice
|