São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biquínis e bronzeados chocam os chineses

DE PEQUIM

Pequim está vivendo seus dias de SOS Malibu, sem Pamela Anderson. Como biquínis e bronzeados são raridades na China, onde as pessoas vão à praia com o máximo de roupa possível, a competição do vôlei de praia se tornou palco dos olhares mais arregalados do país.
Ali, o calor diminui naturalmente o tamanho das roupas dos protagonistas.
Reportagens na imprensa chinesa explicam a admiração e, em alguns casos, a repulsa às duas levíssimas peças. Mas a TV dá destaque aos jogos -as duplas chinesas disputam medalhas.
"Só uma pequeníssima minoria se atreve a usar biquíni na China", disse à Folha Sarah Cheng, editora-senior da revista de moda "Trend". "Acho que as chinesas ainda não são confiantes em mostrar suas curvas em público", afirma ela.
Na praia ou em lugares públicos, as chinesas mais modernas usam maiô tradicional, de peça inteira. Os homens costumam entrar no mar com shorts, bermudas e até calças, assim como as mulheres, que usam qualquer peça possível, e do vestuário tradicional, para desfrutar de momentos entre as ondas das lotadas praias.
O bronzeado das jogadoras e das animadoras de torcida também ainda choca. Pele escura, na China, é ligada aos trabalhadores rurais que fritam no sol e trabalham horas a fio.
Tanto que cremes de clareamento de pele estão entre os cosméticos mais vendidos. Mocinhas em Pequim não desgrudam das sombrinhas -e até ciclistas andam com viseira, luvas e manga comprida para não se queimarem em demasia.
Medidas abandonadas pelas animadoras de torcida do vôlei de praia -o grupo de cheerleaders mistura espanholas e chinesas treinadas previamente. "Todas nos preparamos, e bronzear a pele fez parte desse esforço", diz Wang Hui, 24, professora de educação física e uma das cinco chinesas escolhidas para dançar nos Jogos.
O biquíni virou ícone nos anos 60 no mundo, enquanto a China vivia a Revolução Cultural comunista -mulheres eram estimuladas a usar cabelo curto e vestir uniformes masculinos.
Os primeiros a serem usados na China foram em um campeonato de fisiculturismo, em 1985. Chamado de pornográfico, foi condenado ao ostracismo e só começou a ser comercializado em 1995, escondido nas lojas.
Por um bom tempo, ficou confinado a editoriais de moda e aos palcos, mas, a partir de 2000, o biquíni começou a freqüentar academias de ginástica e outras práticas esportivas. Sempre com muitos centímetros a mais do que qualquer congênere brasileiro.
As provas do vôlei de praia são no estádio do parque de Chaoyang, com 12.200 lugares. Está sempre lotado. (RAUL JUSTE LORES)


Texto Anterior: Renata/Talita joga por bronze e tradição
Próximo Texto: Ponta afirma que vitória cansou como uma de 3 a 2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.