São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chicago-2016 pode ter o pleito afetado

DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa entre o Usoc e membros do COI pode causar prejuízo à postulação de Chicago a ser sede da Olimpíada de 2016, dizem dirigentes dos dois lados.
Isso porque a atitude dos cartolas norte-americanos, de adiarem uma solução à polêmica, deixou contrariado membros do comitê, dirigentes que votarão na escolha das sedes olímpicas.
A cidade dos EUA passou no primeiro corte do COI às postulantes, juntamente com Madri, Rio de Janeiro e Tóquio. Entre as quatro, Chicago teve a terceira melhor avaliação, à frente apenas da cidade brasileira.
"Está refletindo muito mal no Usoc", afirmou o diretor da Associação de Federações Internacionais dos Jogos de Verão, Adrian Hall, cuja entidade lidera campanha contra a cota norte-americana. "Seria muito deprimente se a candidatura de Chicago for a melhor e acabar afetada por essa discussão."
Para o dirigente, os EUA já afetaram a candidatura ao não resolver a polêmica antes do início do processo.
Em 2009, os 134 membros da assembléia do COI escolherão a sede da Olimpíada para 2016. Antes, farão inspeções em cada candidata.
"Eu sei que o Usoc tem toda a intenção de chegar a um entendimento", disse o chefe de candidatura de Chicago-2016, Patrick Ryan, após o estouro da polêmica.
Historicamente, a escolha da sede sofre influência direta da política interna do COI. Ou seja, em várias situações as negociações se sobrepõem a critérios técnicos para analisar as postulantes. (RM)


Texto Anterior: Silêncio: Brasil prefere não comentar
Próximo Texto: Orçamento do Usoc tem 60% de verba do COI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.