UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Tesoura
O ministro Agnelo Queiroz e a bancada do PT na Câmara já acertaram: a versão original do Estatuto do Desporto, com 73 páginas e 223 artigos, será radicalmente enxugada. Os pontos mais polêmicos serão retirados, para facilitar a aprovação no plenário, mas alguns deles voltam depois, regulamentados pelo próprio Ministério do Esporte.

Ponteiros
Pelo cronograma de Queiroz e seus parceiros petistas, o projeto de lei -que deve unificar a legislação esportiva no governo Lula, incorporando a MP79 e o Estatuto do Torcedor- será votado até o final de maio.

A parte de cada um
Se os acertos entre PC do B e PT na esfera legislativa estão bem amarrados, a negociação por cargos no ministério ainda não foi fechada. Os petistas, que já têm uma secretaria prometida, insistem em ter outra -a de Alto Rendimento. Queiroz não abre mão de ter duas para o seu partido e deixar uma com o PT.

Solução à vista
O impasse pode ser resolvido com a criação da assessoria especial para cuidar de futebol no ministério. De grande visibilidade, o cargo pode equivaler politicamente a uma secretaria -embora não vá ter estrutura nem dinheiro semelhante.

Eu participo
O Santos segue no esforço de se mostrar engajado no Fome Zero. Amanhã, o presidente Marcelo Teixeira, acompanhado do presidente da Bombril, Gianni Grisendi, visita em Brasília o ministro José Graziano (Segurança Alimentar). Discutem formas de apoiar o principal programa do governo Lula. Teixeira também vai se encontrar de novo com Agnelo Queiroz.

Estou fora
A direção santista lavou as mãos ao saber da prisão, por tráfico de droga, de líder da torcida Sangue Jovem, uma das maiores do clube. "O Santos não tem nada a ver com isso. É um problema totalmente pessoal", disse o vice Norberto Moreira da Silva.

Dois na bossa
Em entrevista à revista italiana "Guerin Sportivo", da qual é capa, Diego deu dica aos clubes europeus que pensam em contratá-lo: incluir Robinho no pacote. "Nos complementamos."

Tudo por dinheiro
O goleiro são-paulino Rogério vende de tudo em seu site na internet. Até mesmo camisas que troca com outros jogadores -há modelos usados do Corinthians e do Palmeiras. Comercializa peças que ele já vestiu em jogos e outras, autografadas, de uma torcida organizada.

Quanto vale
O recorde de preço das chamadas "camisas especiais" é das usadas por Rogério em jogos da seleção: R$ 200 cada uma. Uma camisa do Corinthians, trocada em 99 com o goleiro reserva Rubinho, custa R$ 60.

O interesse voltou
Já resignado de que a Série A do Brasileiro ficará mesmo com a Globo, o SBT voltou a procurar os clubes da Série B para negociar. Os mesmos que a emissora havia desprezado há algumas semanas. Uma reunião foi marcada para esta semana.

Festa portuguesa
O sucesso na naturalização do meia Deco, que pode ser convocado por Luiz Felipe Scolari para a seleção portuguesa, animou os brasileiros que atuam no país. O próximo a tentar será o goleiro Marco Aurélio, do Belenenses, que sonha em ocupar a vaga de Vítor Baía, rejeitado por Scolari.

Pedra no início
O brasileiro Paulo Autuori tem problemas já em sua estréia como técnico do Peru, hoje, em amistoso contra o Haiti. Não terá o meia titular Ciurlizza, suspenso pela federação do país após a implantação da política "tolerância zero" na seleção -foi pego dirigindo bêbado.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do atacante Liédson, sobre as diferenças entre o Corinthians e o Flamengo, seu ex-time:
- É mais difícil jogar aqui. A relação da torcida com o jogador é bem mais forte.

CONTRA-ATAQUE

Sina vermelha

Lendário goleiro do Botafogo, do Internacional e da seleção brasileira, Manga conseguiu emplacar parte de sua família no futebol. Ainda que sem alcançar o mesmo sucesso, três dos seus irmãos também foram jogadores: os zagueiros Alemão e Dedé e o goleiro Manguito.
O único que conseguiu alguma projeção foi Alemão, detentor de chute potentíssimo.
Foi jogar no América do Rio, naqueles anos 60 ainda um time respeitável. Por obra do destino, a sua estréia se deu num jogo contra o Botafogo de Manga.
Criou-se grande expectativa na imprensa e na torcida carioca para o duelos dos irmãos. Antes do jogo, um repórter perguntou:
- E aí, Manga, esse teu irmão é bom mesmo?
E o goleirão:
- Nada. E desde quando jogador bom vem para o América?



Próximo Texto: Campeonato de terceira?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.