UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista chega à rodada final da 1ª fase com times das divisões de elite do Nacional ameaçados

Campeonato de terceira?

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Estado com mais clubes nas duas divisões de elite do Brasileiro ameaça ter, no seu campeonato de 2003, uma fase final de terceira.
Hoje, na rodada derradeira da primeira fase do Paulista, marcado por uma queda no nível técnico, os nanicos têm a chance de impor um fracasso retumbante aos times que a partir do final do próximo mês disputam o mais esperado Nacional da história.
Mesmo em minoria (são nove contra 12), os clubes que não estão nas duas principais divisões chegam ao momento decisivo em alta. Portuguesa Santista e União Barbarense, que nem disputaram a Série C do Brasileiro no ano passado, já estão garantidos nas quartas-de-finais. Hoje, Santo André e América podem colocar mais dois clubes nanicos nas finais do Campeonato Estadual.
Enquanto isso, a nata do futebol paulista vem aos trancos e barrancos. Com exceção do São Caetano, classificado com grande antecedência e 100% de aproveitamento, e do Palmeiras, que garantiu vaga apenas ontem, as outras agremiações do Estado que terão o que fazer por toda a temporada já estão eliminadas ou precisarão de resultados favoráveis hoje para avançar às quartas-de-final.
Atual campeão nacional, o Santos, que já completou sua participação na primeira fase, torce pelo São Paulo para não morrer. Um tropeço do Guarani, no derby, também ajuda o clube do litoral.
A Ponte Preta, time na primeira divisão no Brasileiro, já estava eliminada na semana passada. Corinthians, Guarani e São Paulo, os outros paulistas na Série A do Nacional, fizeram campanhas irregulares e chegaram à rodada decisiva precisando de bons resultados para avançarem.
Os times da segunda divisão, teoricamente mais fortes que os da terceira e do que aqueles que simplesmente não jogam nenhuma série do Brasileiro, fizeram papel ainda mais decepcionante.
Nos cinco jogos que já realizou, o Mogi Mirim, por exemplo, não conseguiu uma vitória sequer, assim como o Marília. O União São João só venceu uma vez até agora. O Paulista chega à última rodada com chances mínimas de classificação às finais. A Lusa caiu ontem, ao empatar com o Botafogo.
Com esse cenário, é bem possível que o "torneio da morte", que vai definir o rebaixamento, conte com mais times da elite do que clubes sem nenhuma projeção nacional neste momento.

Esdrúxulo
O Campeonato Paulista de tiro curto, o mais curto desde 1938, encerra hoje sua primeira fase expondo seu inusitado regulamento. Em alguns casos, os times poderão escolher o resultado para evitar um caminho mais duro nas finais. É o caso, por exemplo, do São Paulo, que elimina o Santos se fracassar contra o Santo André.
Quem terminar em primeiro na sua chave também não garante a vantagem do empate nas quartas-de-final. Essa regalia está prevista para quem somar mais pontos.
Hoje também será definido o nono colocado, que não vai disputar nem o "torneio da morte" nem as finais da competição.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Índices técnicos também despencam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.