|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MEMÓRIA
Tricampeão só ganhou primeiro kart aos 9 anos
DO ENVIADO A IMOLA
Ayrton Senna da Silva, tricampeão da F-1 e morto em 1º
de maio de 94, em Imola, tinha
outras preocupações aos sete
anos. Estudava, se estropiava
pelas ruas de Santana, bairro
paulistano em que nasceu, assistia a "Speed Racer" na TV.
Brincava, é verdade, com um
carrinho construído pelo pai,
Milton, dono de uma metalúrgica, um curioso em mecânica.
Mas chamar aquilo de kart
era um exagero: o motor, por
exemplo, saíra de uma picadeira de cana. O máximo que fazia
era acelerar e derrapar por ruas
vazias, de terra, de condomínios em construção da zona
norte. Vez ou outra, disputava
com meninos que possuíam
brinquedos parecidos.
"Ele se apaixonou pelo carrinho, mas meu pai achava que
ele era muito pequeno para ter
um kart de verdade. O Ayrton
então ficava zanzando pela casa, fingindo que corria. Ele gostava de frear com o calcanhar
do tênis e ouvir aquele som da
borracha raspando no chão",
conta Viviane Senna, a irmã
mais velha e hoje presidente do
Instituto Ayrton Senna.
O menino só foi ganhar o primeiro kart de verdade aos nove
anos, idade com a qual disputou -e perdeu- sua primeira
corrida. Sua rotina, então, passou a ser treinar sempre que
possível nas pistas do Anhembi
ou de Interlagos. E disputar
corridas nos finais de semana,
nas categorias estreantes e novatos. Foi quando conheceu o
espanhol Lúcio Pascoal, o
Tchê, que ganhou notoriedade
preparando seus motores -e
que hoje afina os propulsores
do Senninha de Paulínia.
Algo como a atual categoria
baby, com crianças de quatro
anos, era inimaginável naquele
começo de anos 70. Eram outros tempos. Senna, por exemplo, chegou à F-1 com 24 anos.
Hoje, tudo acontece mais cedo no automobilismo. Com a
mesma idade, o inglês Jenson
Button, da BAR, largará na pole
em Imola, no 70º GP de sua
carreira, que já entra na quinta
temporada.
(FSX)
Texto Anterior: A desconhecida saga de Ayrton Senna da Silva, um menino de capacete Próximo Texto: Futebol: Rodada do Nacional põe em xeque técnicos "longa vida" Índice
|