UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Homens podem ter disputado o 1º jogo feminino

DA REPORTAGEM LOCAL

Determinar qual foi o primeiro jogo entre mulheres no Brasil não é tarefa fácil. Inexiste até mesmo certeza sobre se, naquela que pode ter sido a primeira partida no país, as atletas eram, de fato, do sexo feminino.
Em 1913, teria sido realizado um jogo entre as mulheres dos bairros da Cantareira e do Tremembé, em São Paulo. O problema é que jornais da época dizem que as "jogadoras" eram, na verdade, homens atuando de saia.
Há, no entanto, relatos conflitantes. Outros periódicos afirmam que o jogo de 1913, evento beneficente para a construção de um hospital da Cruz Vermelha, foi misto. Um time de homens -o Americano- teria enfrentado um de mulheres.
E há até divergência sobre a data. Segundo alguns historiadores, o jogo aconteceu oito anos depois, em 1921.
Em entrevista ao "Jornal da Unicamp", o pesquisador Eriberto Moura disse que "a partida atraiu grande público, com o anúncio nos jornais de que as mulheres podem até jogar futebol".
"Mas descobri que a "Madame Lili" da escalação era, na verdade, um homem usando vestido, peruca e maquiagem. Eram jogadores travestidos do Americano e, entre eles, senhoritas da sociedade", afirmou.
Porém mesmo essa partida é contestada.
O historiador Leonardo Pereira, por exemplo, diz que houve relatos de jogos femininos em 1908 e 1909.
A confusão é parecida com a do início dos homens no futebol. Apesar de a introdução da modalidade no país ser atribuída a Charles Miller, que teria voltado da Inglaterra, em 1894, com duas bolas e uniformes para os 22 jogadores, estudos de outro historiador de Campinas -José Moraes dos Santos Neto- mostram que o esporte já era praticado no Brasil alguns anos antes.
Na Europa, a história não é diferente. A Fifa afirma que a primeira partida entre mulheres aconteceu na Inglaterra, em 1880. A FA -federação inglesa-, contudo, rebate e diz que o primeiro jogo ocorreu em 1895. (JCA)


Texto Anterior: Após boom de Atlanta-96, modalidade agoniza
Próximo Texto: Geografia: Esporte argentino leva ano de sucessos para Roland Garros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.