|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FUTEBOL
A maior torcida do mundo
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Flamengo , sabe-se, possui
a mais numerosa torcida do
Brasil e, segundo projeções que
tomam como base as populações
dos países que mais se interessam
por futebol, deveria ter a maior
torcida do planeta também.
Uma pesquisa recente feita pela
SPORT+MARKT nos principais
mercados da bola apresentou resultado monstruosamente diferente dessas projeções, mas mais
que esperado. O Real Madrid, entre África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Espanha, EUA, França,
Holanda, Índia, Itália, Reino
Unido e Rússia, teria 490 milhões
de fãs. Tem como maior rival o
Manchester United, que angaria
350 milhões de torcedores.
O alcance que os mais badalados times europeus conseguem e o
poderoso trabalho de marketing
que é feito por esses clubes gigantes são assombrosos. Não há como
um clube brasileiro, por mais que
ele se esforce ou seja de ""massa",
competir mundialmente com os
empregadores de Beckham, Ronaldo e Zidane, por exemplo.
O Real Madrid tem apenas no
território europeu 31 milhões de
torcedores, aproximadamente o
número de flamenguistas no Brasil. Já o time de Manchester conta
com cerca de 14,2 milhões de seguidores no velho continente, número aproximado da torcida do
São Paulo, que figura como a terceira maior do país em quase todas as pesquisas após a era Telê.
Foram ouvidas pessoas entre 15
e 69 anos na enquete que colocou
o Real Madrid como uma marca
quase imbatível no planeta. Obviamente, muitos dos que foram
ouvidos não freqüentam o estádio Santiago Bernabéu e devem
até ter um clube de preferência
em seu próprio país, mas mesmo
esses são, de todas as formas, potenciais ""consumidores" do supertime espanhol (compram camisas, vêem jogos pela TV, visitam o site do clube, acompanham
turnês, procuram notícias sobre a
equipe ou se dizem, quando questionados em pesquisas, ""muito
interessados" no Real Madrid).
Curioso perceber que de fato a
fase do time influencia na aquisição de torcedores. Na temporada
passada, quando Real Madrid e
Manchester United fracassaram,
os dois foram um pouco esquecidos por seus fãs de outros continentes. No Japão, o interesse pelo
time espanhol teve considerável
queda (de 25% para 12%), e, na
China, os que acompanham os
""Red Devils" também viraram
um pouco as costas (o nível de interesse, segundo a pesquisa, passou de 34% para 23%).
A SPORT+MARKT conseguiu
aferir também outros dados interessantes, mais especialmente no
que se refere à preferência dos torcedores de fora da Europa pelas
ligas nacionais européias. Os japoneses preferem a Série A, o Italiano (Nakata, fácil, é a maior explicação para isso). Já os brasileiros demonstraram curtir mais a
Liga (o fluxo recente de ídolos nacionais, como Ronaldo e Ronaldinho, para a Espanha dá uma
ofuscada no tradicional calcio).
A Premier League, porém, é
com certa folga ainda o Nacional
mais seguido mundo afora, com
351 milhões de adeptos fiéis entre
África do Sul, Brasil, China, EUA,
Índia, Japão e Rússia. O marketing inglês sempre foi ótimo.
Internet
A pesquisa citada na coluna detectou até que os torcedores do Chelsea no Brasil têm mais acesso à rede, de uma forma geral, que os seguidores do Real Madrid no país. Algo compreensível, pois o time espanhol é bastante popular, até pelos seus atletas, e o clube londrino,
sem ídolos brasileiros, só agora começa a existir para a ""massa".
Bundesliga
O Campeonato Alemão, nos principais mercados alternativos (entra
aqui o Brasil), está surpreendentemente muito bem cotado, com 250
milhões de seguidores fiéis, o que o deixa tecnicamente empatado
com o badalado Espanhol (251 milhões). O Italiano (305 milhões),
mesmo em um momento que não é lá dos melhores, é quem mais se
aproxima em interesse global do Campeonato Inglês.
E-mail: rbueno@folhasp.com.br
Texto Anterior: Vôlei: Italiano desfila a maior legião de brasileiros Próximo Texto: Paraolimpíada: EUA apostam em sprint contra vexame Índice
|