UOL


São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Hello
Começam hoje, em Portland, as primeiras negociações para a renovação (ou não) do milionário contrato da Nike com a CBF, que expira em 2006. Pela primeira vez, Ricardo Teixeira estará na sede da empresa de material esportivo reunido com a cúpula mundial da multinacional.

Thanks
Teixeira diz que visita será só de cortesia e servirá para a CBF agradecer à Nike pelo fato de ter ajudado na recuperação de Ronaldo, que usou as instalações da empresa em Portland. Mas ele, na verdade, vai aproveitar a viagem para sondar se há interesse da multinacional em permanecer vestindo a seleção.

Roupa errada
Apesar de estar com a bola cheia entre os executivos da Nike, Ronaldo acabou atrapalhando a multinacional nesta semana. Eliminou da Copa dos Campeões o Manchester, time que recebe a maior verba da Nike entre todos os seus clubes no mundo. Pior: classificou para as semifinais a Adidas, maior adversária dos norte-americanos.

Amigão
O fato que mais pesou para a contratação de Branco como coordenador das seleções de base foi o bom relacionamento do ex-lateral com o resto da comissão técnica. O tetracampeão trabalhou com Zagallo, Américo Faria e Parreira em 1994. E é amigo de Ricardo Gomes.

Medo do quê?
Não é só Teixeira que vê dedo de Mustafá Contursi na bagunça da Série B. Os diretores da Futebol Brasil Associados só não vêm a público para reclamar do palmeirense por medo. Acham que o dirigente ainda tem muito poder no Clube dos 13.

Coisa do divino
Nos bastidores, o corintiano Peter Silva, presidente da FBA, voltou a alfinetar Contursi. Sobre a goleada de 7 a 2 sofrida pelos palmeirenses na Copa do Brasil, disse: "Deus castiga".

Sorte na divisão
O Clube dos 13 negocia com a Caixa Econômica Federal a "revitalização" da Loteca, a antiga Loteria Esportiva. Para fazer promoção do jogo de azar, no entanto, os times querem mais dinheiro. Reclamam que recebem apenas 10% da receita obtida pela Caixa, enquanto outras entidades faturam, juntas, 24%.

Sem zebra
O diretor-executivo Mauro Holzzman se reuniu com funcionários da Caixa e propôs aumento da participação dos clubes em troca de exposição na mídia. Usou como argumento o fato de que na Itália e na Espanha a tabela entre times e promotores de loteria dá lucro para os dois lados.

Migalha
O Corinthians, clube que mais lucrou com a Loteria Esportiva, recebeu apenas R$ 150 mil em 2002. Houve clubes grandes que não levaram nem R$ 50 mil em toda a temporada.

Aceito, mas...
Zito coloca um obstáculo para concordar ser o candidato da situação nas eleições presidenciais do Santos. Diz que, para ficar no cargo, o dirigente precisa ter independência financeira. Para trabalhar na Vila como diretor-executivo, o bicampeão é remunerado, o que não poderia acontecer se virasse presidente.

Mudando para não mudar
Quem conversou com Marcelo Teixeira nos últimos tempos já não tem certeza se o dirigente manterá a promessa de não mudar o estatuto santista para concorrer a mais uma reeleição. A aposta é que o título da Libertadores faria o presidente querer mais dois anos no poder.

De pai para filho
José Jorge Farah Neto e Rodolfo Kurassev Jr. lançam amanhã, em São Paulo, o livro "Almanaque do Futebol Paulista 2003". Que é patrocinado pela Federação Paulista, cujo presidente licenciado, Eduardo José Farah, é pai de um dos autores da obra.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do presidente do Flu, David Fischel, que já não mostra tanta euforia com Renato Gaúcho:
- Aqui no Flu, todos estão ameaçados. Até eu.

CONTRA-ATAQUE

O goleiro que virou miss

No futebol, a faixa atravessada nos peitos de seus jogadores simboliza a glória de um time após um campeonato.
É comum disputa de amistosos em que os campeões fazem o "jogo das faixas" com adversários convidados, só para comemorar uma conquista.
Mas, na final da Copa de 62, outra faixa roubou a cena. Carregado no estádio Nacional de Santiago, o goleiro Gilmar, sorriso no rosto, tinha em seu peito o tradicional objeto.
O santista levara o Brasil ao bi mundial e ganhou, como prêmio, uma faixa com a inscrição "Miss Copa do Mundo".
Homenagem de um grupo de brasileiros do corpo de "juízes de beleza", que invadiu o campo depois da final com a Tchecoslováquia para coroar, entregar a faixa e carregar nos ombros a "beleza máxima do certame".


Próximo Texto: Exclusivo: Pelé oculta empresas, contas e negócios em paraísos fiscais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.