UOL


São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Corinthians e Flamengo, que se destacam na defesa e no ataque pelo uso da cabeça, buscam reabilitação no Nacional

Pacaembu abriga duelo de times "aéreos"

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro Campeonato Brasileiro por pontos corridos, Corinthians e Flamengo têm mais em comum do que apenas serem os clubes "da massa".
As equipes, que hoje se enfrentam no Pacaembu, às 16h, pela sexta rodada do Nacional, são as que mais vezes fizeram gols de cabeça na competição. Em cinco partidas, o Corinthians é quem mais balançou as redes em jogadas pelo alto. O Flamengo é o segundo entre "reis da cabeçada".
A importância dos gols em jogadas aéreas é grande. Juntos, os ataques flamenguista e corintiano têm 20 gols, e 60% de cabeça.
O Corinthians marcou 12 vezes neste Brasileiro. Sete deles nasceram de cabeçadas certeiras, ou seja, 58,3% de seus tentos foram feitos dessa maneira. O Flamengo chegou assim à metade de seus gols. A equipe carioca foi oito vezes às redes, e os jogadores usaram a cabeça em quatro delas.
Como comparação, o Cruzeiro, dono do melhor ataque do torneio até a rodada de ontem, anotou 17 gols, mas só duas vezes foi de cabeça -o que representa só 11,8% dos gols do time mineiro.
E não é apenas no ataque que Corinthians e Flamengo se mostram eficientes nas jogadas pelo alto. O clube paulista levou 11 gols. Dois originaram-se na jogada aérea. Já o time carioca teve sua meta vazada em seis oportunidades, mas apenas em uma foi de cabeça.
A persistência é uma das explicações para a eficiência dos times nas jogadas pelo alto. Segundo o Datafolha, o time do técnico Nelsinho Baptista faz, em média, 22,2 cruzamentos por partida. A equipe comandada por Geninho abusa ainda mais desse tipo de jogada: 27,4 por confronto.
Dois flamenguistas e um corintiano estão entre os cinco jogadores que mais efetuam cruzamentos no Nacional-03. Athirson (8,7 tentativas por confronto) e Luciano Baiano (8,3) são o representantes do clube carioca no ranking. Jorge Wagner é o atleta do Corinthians que mais alça a bola na área adversária: 10,2 por duelo.
Além das semelhanças no jogo aéreo, Flamengo e Corinthians, que ocupam posições intermediárias na tabela, se encontram com outro ponto em comum: ambos vêm de derrotas no Brasileiro. O clube do Rio perdeu para o Santos, enquanto o time paulista foi batido pelo Internacional.
O jogo de hoje marca também o reencontro do atacante corintiano Liedson com o Flamengo, time em que ganhou projeção nacional disputando o Brasileiro-2003.
Apesar de se dizer "muito grato por tudo o que o Flamengo fez" por ele, Liedson afirmou que não seguirá o exemplo dado no ano passado por outro ex-flamenguista -o atacante Reinaldo, do São Paulo- e, se fizer gol contra o clube carioca, irá comemorar.
O Corinthians apresentou ontem, no Parque São Jorge, o atacante Leandro, ex-São Paulo e ex-Palmeiras, contratado por empréstimo até o fim do ano. "Sei que vim para ficar na reserva, mas não vou ficar contente com isso. Vou buscar ser titular", disse.


NA TV - Corinthians x Flamengo, Globo (menos para a Grande São Paulo), às 16h


Texto Anterior: Inter alcança a liderança
Próximo Texto: Cocito estréia sem ligar para a fama de mau
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.