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MEMÓRIA
"Os carros eram fáceis de guiar e difíceis de frear"
DA REPORTAGEM LOCAL
Assim como os outros 20 pilotos do grid, Eugène Martin
chegou à pista de pouso de Silverstone, em maio de 1950,
desconfiado. Ninguém sabia,
ao certo, se aquela criação,
aquela tal de F-1, iria emplacar.
Até a FIA (entidade máxima
do automobilismo), que centralizou o comando sobre os
organizadores de GPs e inventou um Campeonato Mundial
naquele ano, estava receosa.
Tanto que marcou a primeira
corrida da categoria para um
sábado, fugindo da concorrência com a missa dominical.
Resultado ou não dessa estratégia, a estréia da F-1 foi um sucesso. Cerca de 100 mil pessoas estiveram em Silverstone para
ver de perto pilotos e carros.
E "ver de perto" não é figura
de linguagem. Não existiam
alambrados ou barreiras de
proteção separando a pista do
público. Nas curvas, muitas vezes os pilotos faziam a tangência nas pernas de torcedores.
"Era perigoso para todo
mundo. Para nós, para o público. Mas era um perigo delicioso", afirma Martin, que, engenheiro, adora falar sobre detalhes técnicos dos monopostos.
"Os carros daquela época
eram muito nervosos. Pesavam
1.300 kg [atualmente, pesam
menos de 600 kg], tinham
pneus estreitos e chegavam aos
280 km/h. Eram fáceis de guiar,
mas difíceis de frear", descreve.
Largando em sétimo, na segunda fila do grid, Martin
abandonou na oitava das 70
voltas. O melhor Talbot no GP
chegou em quarto, pilotado
por Yves Giraud-Cabantous,
duas voltas atrás das Alfa Romeo, que dominaram o pódio.
A vitória ficou com Giuseppe
Farina, seguido por Luigi Fagioli e Reg Parnell, todos eles
pilotos da escuderia italiana.
A grande ausência do primeiro GP foi a Ferrari. O time não
conseguiu preparar seus carros
em tempo e só estreou na F-1
oito dias depois, em Mônaco.
Além de Martin, só outro piloto do grid de Silverstone está
vivo: o suíço Toulo de Graffenried, também com 88 anos,
mas não com a mesma lucidez.
Muitos, como o francês, viveram o auge nos anos 40. "Minha maior vitória foi em Lyon,
em 1947. Pena que muita gente
não considere isso", diz.
(FSX)
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