UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe faz vigilância sobre a TPM

DA REPORTAGEM LOCAL

Cólicas, irritação, tristeza, inchaço. Os sintomas da tensão pré-menstrual estão sendo vigiados de perto pelo preparador físico da seleção, José Elias.
A intenção da comissão técnica é tentar dosar os exercícios e ficar atenta às reações das jogadoras durante esse período para minimizar os efeitos da TPM. Além disso, foi feito um mapeamento hormonal de todas as atletas.
"Eu tenho muita cólica, fico até com dor nas costas. Nesses dias, tenho feito menos exercícios para não forçar. É ótimo que eles entendam essas particularidades de cada uma", disse a meio Carol.
Zé Elias já havia obtido sucesso com o monitoramento da menstruação das jogadoras no BCN, campeão da última Superliga.
No time de Osasco, no entanto, o controle é feito de forma mais rígida. As atletas possuem uma ficha em que anotam as fases do ciclo. Na seleção, elas têm apenas informado a comissão técnica sobre o dia da menstruação ou sintomas mais agudos.
"Mas eu já estou aprendendo a conhecer a reação de cada uma. Isso é importante, até para não criar problema no grupo por bobagem", afirmou Zé Elias.
Algumas jogadoras já conseguem ver o resultado do controle.
"Eu antes era infernal, me irritava com qualquer coisa. Agora já aprendi a me controlar, a tentar fazer aquilo que vai me deixar melhor", disse a líbero Arlene, que era atleta do time de Osasco na última temporada. (ML)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saiba mais: Comissão estuda 800 h para pôr a mão na massa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.