São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Na Olimpíada mais feminina, mulheres escrevem a história

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Atenas marcou mesmo a Olimpíada das mulheres. E algumas surpreenderam.
Uma delas adiou o projeto da canoísta alemã Birgit Fischer de entrar no seleto grupo de atletas com nove ouros e protagonizou uma façanha.
Uma hora antes de superar a alemã, a húngara Natasa Janics, 22, conquistara o título na prova K1 500. Esse triunfo impediu o tri de outra veterana, a italiana Josefa Idem, 39.
Outra oriunda do Leste Europeu que dominou o pódio foi a ucraniana Yana Klochkova, 22, que já atuou em competições no Brasil. Ela é a primeira nadadora a obter o bi olímpico em duas provas individuais (200 m e 400 m medley, as mesmas em que havia triunfado no último Mundial).
O judô também registrou um bicampeonato inédito, da japonesa Rioko Tani, 28, na categoria ligeiro (até 48 kg). Na meio-pesado (até 78 kg), o país oriental ainda teve uma judoca fazendo história. Após ter sido derrotada na estréia nos dois Jogos anteriores, a tetracampeã mundial Noriko Anno, 27, triunfou. Na semifinal, ainda protagonizou a luta mais longa da história do judô olímpico (9min41s), contra Celine Lebrun (FRA), que havia tirado Edinanci Silva da luta pelo ouro. O ouro rendeu a Anno uma promoção na polícia de Tóquio, onde trabalha.
Diferentemente das japonesas, que eram favoritas, a dupla chinesa campeã no tênis surpreendeu. Ting Li, 24, e Tian Tian Sun, 22, perderam só um set no torneio, na estréia, para Chanda Rubin e Venus Williams, dos EUA. Na final, bateram as espanholas Virginia Ruano-Pascual e Conchita Martinez, cabeças-de-chave número dois. O melhor resultado da dupla até então era a terceira rodada do Aberto da Austrália.
Outra surpresa foi no atletismo. Sem Kostas Kenteris, coube a Fani Halkia, 25, salvar a honra grega. Ela venceu os 400 m com barreiras e estabeleceu novo recorde olímpico (52s77).

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Analistas vêem "medo de vencer"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.