UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Sensação de 2002, time de Leão estréia diante do Paraná na Vila Belmiro

Santos inicia busca pelo bi preocupado com a euforia

BRUNO STARNINI JÚNIOR
FREE-LANCE PARA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Utilizar a experiência adquirida no Brasileiro do ano passado e ao mesmo tempo conter a euforia de seus jovens jogadores dentro de campo. Essas serão as principais preocupações do Santos a partir de hoje na largada para o bicampeonato. Às 18h, na Vila Belmiro, o time do técnico Emerson Leão estréia no Campeonato Nacional enfrentando o Paraná Clube.
Para Leão, trabalhar a cabeça dos jogadores, que de repente foram alçados à condição de ídolos, pode ser um obstáculo, mas ele acredita que a tarimba conquistada nos mata-matas do ano passado poderá ser o diferencial do time na competição.
"Teremos algumas dificuldades para lidar com o sucesso que os jogadores alcançaram no ano passado. Eles precisarão mostrar dentro de campo que nada mudou", prevê Leão.
"Mas, por outro lado, neste ano, estamos mais experientes, e isso poderá ser decisivo na corrida para o bicampeonato", afirmou, confiante, o treinador santista.
O atacante Robinho já se antecipa e afasta o clima de oba-oba na Vila Belmiro. "O favoritismo do Santos ficará apenas fora de campo. Dentro dele todos são iguais. Mas agora estamos bem experientes mesmo, mais conhecidos e sabemos o que fazer. Com certeza entraremos firmes e pensando no bicampeonato."
O jogador, uma das principais revelações do último torneio junto com o meia Diego, acredita que a marcação passará a ser mais cerrada após a conquista do título de 2002, quando a equipe esbanjou habilidade e toque de bola.
E acha ainda que o novo sistema de disputa do Brasileiro, de turno e returno, exigirá muito mais dos atletas. "Não será fácil. É um campeonato bastante longo. A regularidade será a principal qualidade de um time que deseja ser campeão", receitou Robinho.
O amadurecimento do time santista será um trunfo nesse novo sistema de disputa, segundo o lateral-esquerdo Léo. "Vamos em busca deste bicampeonato sempre. Nós agora estamos mais maduros, e o time tem evoluído muito desde o começo da temporada. Já estamos bem perto da condição em que nos encontrávamos no final do ano passado."
A partida de estréia deve ser encarada como decisiva, segundo o lateral. "Será muito importante para nós. É uma estréia, haverá nervosismo, mas vamos para cima. Em casa, precisamos fazer o resultado. Fora de casa, porém, não podemos perder."
O elenco santista começa este Brasileiro com poucas alterações em relação àquele que bateu o Corinthians na final do ano passado.
Da equipe campeã, apenas o atacante Alberto e o lateral-direito Maurinho deixaram o clube. O primeiro foi jogar no futebol russo, sendo substituído por Ricardo Oliveira. O segundo foi para o Cruzeiro, dando vaga a Michel.


Texto Anterior: Europeus pagam menos pelo Brasil
Próximo Texto: Paraná joga para recuperar imagem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.