São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

nova morada

Brasileiros trocam campeão europeu por futebol italiano

Ronaldinho puxa nesta temporada debandada de atletas brasileiros da Espanha para o país atual campeão mundial

Clubes da Itália contratam o dobro de atletas "brazucas" do que os times espanhóis, e ambos esperam ofuscar, com tradição, a liga inglesa


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A temporada 2008/2009 do Espanhol e do Italiano começa hoje com tendência nova: o "calcio" surge como praia mais atrativa para os brasileiros.
Na esteira da transferência de Ronaldinho do Barcelona para o Milan, uma pequena onda de ""brazucas" se mandou do país campeão europeu para o país campeão mundial. Além do ex-melhor do mundo, Felipe Melo, Júlio Baptista e Matuzalém deixaram o futebol espanhol, mais similar ao brasileiro, e foram para a Itália, cujo estilo é visto como duro, pegado.
Os clubes italianos da elite reforçaram seus elencos, conjuntamente, com 16 novos atleta brasileiros, o dobro do que fizeram os times espanhóis.
Além do estilo de jogo mais parecido com o brasileiro, o Espanhol costuma atrair atletas nacionais em busca de uma adaptação mais fácil, por exemplo, pelo clima e pelo idioma.
Para a próxima temporada, no entanto, a Espanha tem poucas novidades nacionais. A maior contratação de jogador brasileiro foi a de Daniel Alves, por cerca de R$ 71 milhões. O lateral-direito, porém, já jogava no futebol espanhol -trocou o Sevilla pelo Barcelona, que vê Edmílson agora no Villarreal.
O Espanyol recebeu de volta Eduardo Costa, mas não o colocava até ontem em seu elenco. O Atlético de Madri, que comprou Paulo Assunção, do Porto, não conta mais com Fabiano Eller nem com Cléber Santana, liberado para o Mallorca. O Betis trouxe Mehmet Aurélio, hoje turco. Almería e Valencia apostaram nos jovens Michel e Renan, respectivamente.
Nenhum brasileiro trocou a Itália pela Espanha, de onde Robinho está louco para sair.
Tanto o Espanhol quanto o Italiano assistem nos últimos anos à badalação crescente do Campeonato Inglês. Sem tantos magnatas bancando os clubes e, por conseqüência, sem tantos estrangeiros como a Premier League, as ligas espanhola e italiana apostam bastante na tradição de seus times.
Os gigantes Barcelona, Real Madrid, Inter, Juventus e Milan mais uma vez são favoritos ao título. E o trio italiano oferece mais atrações para esta temporada que o par espanhol.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Itália chama drible, e Espanha, defesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.