Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciranda do livro

DICAS PARA CRIANÇAS, PAIS, PROFESSORES ETC.

Dois em um

COLUNISTA DA FOLHA

Para um menino, ter um patinho de borracha é algo muito útil, assim como, para um pato de borracha, ter um menino é algo muito útil também.

O menino brinca com o pato no banho, ele o usa como chapéu, pula em suas costas e, no final de tudo, ainda o aproveita como tampa de banheira.

Já o pato, bom... O pato gosta muito do menino porque ele serve para fazer massagem em suas costas, encera o seu bico, dá beijinhos e o põe para dormir.

É uma relação muito boa que eles têm um com o outro, e no livro "Ter um Patinho É Útil" dá para escolher a história a ser lida ou contada. Se você começar a ler da esquerda para a direita, terá o ponto de vista do menino. Ao contrário, será a do pato, inclusive é outro título: "Ter um Menino É Útil". A autora e ilustradora argentina Isol imaginou essa obra assim, com os pontos de vista de cada uma das partes da relação pato/menino. São dois livros em um, veja só!

Neste ano, ela recebeu o Astrid Lindgren Memorial Award, um prêmio sueco dado para aqueles que se destacam na literatura infantojuvenil. Segundo o juri, foi justamente por ela saber contar histórias do ponto de vista de uma criança. E é assim mesmo, o desenho é simples e engraçado, as cores vibrantes e o traço feito de giz, gordo e gostoso.

Mas talvez a coisa mais divertida é o que o menino faz com o pato e vice-versa. Cada ideia maluca que dá vontade de agarrar o primeiro patinho de borracha que aparecer na nossa frente e fazer também.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página