Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Professor Vinicius

Obras do compositor são usadas por escolas para ensinar de português a moda; centenário inspira homenagens de alunos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A obra de Vinicius de Moraes costuma ser muito usada em escolas como material de apoio para aulas de português, história e de artes, entre outras.

Com o poetinha é possível aprender sobre substantivos e sonetos, voltar ao tempo da bossa nova e até saber como era a moda nas décadas de 1950 e 1960.

No mês de seu centenário, Vinicius recebeu homenagens em várias escolas. No colégio Liessin, no Rio, os alunos do 5° ano organizaram um painel com desenhos inspirados no violão de Vinicius e na canção "Garota de Ipanema".

"É importante perpetuar por meio das escolas a obra de Vinicius. Nas artes, ele é como um Einstein, um Santos Dumont", disse o professor de artes Harry Diamante, do Liessin.

PINGUIM E PATO

Alunos do colégio Qi, também no Rio, fizeram uma feira cultural com direito a uma arca de Noé na sala de aula e a apresentações de músicas e poemas.

As alunas Julia Vardieiro, 6, e Manuela Moreira, 6, encantaram-se com a canção "Aquarela" (de Toquinho, Vinicius, Guido Morra e Maurizio Fabrizio).

João Ricardo da Silva, 7, posou para foto com encarte de pinguim, homenagem à música de mesmo nome (CD "A Arca de Noé 2"), mas gosta de "O Pato".

Giovana Pavanelli, 6, cantou "O Leão" com os colegas e adorou as rimas.

"Foi uma pena o Vinicius ter morrido. Se estivesse vivo, estaria compondo belas músicas", disse o aluno João Pedro Dias, 10.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página