São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2012

Literatura

Atrás da cortina

Que muro caiu em 9 de novembro de 1989 e transformou a história?

JAIME SPITZCOVSKY
COLUNISTA DA FOLHA

Muitas vezes é difícil a gente imaginar que o mundo nem sempre foi do jeito que é hoje. Na minha infância, por exemplo, a China não era um país tão forte e importante.
Muitas coisas mudaram nos últimos anos, em diversos pontos do planeta. Nem sempre os homens se organizaram em sociedades como a nossa, nas quais existem eleições para escolher os governantes. E nas quais as pessoas podem, sem medo de ser presas, falar o que pensam.
O desenhista Peter Sís nasceu na antiga Tchecoslováquia, onde, alguns anos atrás, não havia liberdade. Para contar sobre a sua infância nos tempos do comunismo, escreveu o livro "O Muro - Crescendo atrás da Cortina de Ferro". O título refere-se ao Muro de Berlim, símbolo do comunismo, derrubado em 9 de novembro de 1989.
No sistema comunista, o governo praticamente controlava a vida das pessoas. As autoridades, como políticos e policiais, decidiam o que podia ser dito e escrito. Quem falava mal daquele regime político costumava ir para a prisão.
Na Tchecoslováquia, quando Sís era criança, as autoridades prometiam que todos seriam iguais e não haveria ricos ou pobres. A ideia parecia legal. Mas, na verdade, o sistema não eliminou as desigualdades sociais e ainda tirou a liberdade das pessoas.
No livro, o desenhista relatou como, um dia, os habitantes do país perderam o medo e foram às ruas pedir o fim do comunismo. Ler "O Muro" ajuda a entender como era a vida de uma criança que cresceu numa sociedade muito diferente da nossa.

"O MURO"

AUTOR Peter Sís
EDITORA Companhia das Letrinhas
PREÇO R$ 32
INDICAÇÃO Leitura compartilhada a partir de 10 anos

O que é, o que é? Por Jaime Spitzcovsky

CAPITALISMO
Sistema no qual existem empresários e trabalhadores. Os empresários são donos do dinheiro que permite criar fábricas e gerar empregos para os trabalhadores.

COMUNISMO
Sistema que nasceu como resposta ao capitalismo. Seus inventores achavam que seria possível um mundo em que todos fossem iguais. Na prática, significou um regime sem liberdade para as pessoas.

UNIÃO SOVIÉTICA
Foi o principal país comunista da história. Criado em 1917, quando os comunistas chegaram ao poder, desintegrou-se em 1991. A atual Rússia fazia parte dele.

TCHECOSLOVÁQUIA
País que não existe mais desde 1993, quando foi dividido em dois: República Tcheca e Eslováquia.

CORTINA DE FERRO
Depois da Segunda Guerra, os países da Europa se dividiram em dois blocos. Na parte ocidental do continente, ficaram os países capitalistas e aliados dos Estados Unidos. Os países da parte oriental ficaram sob domínio da União Soviética e com regimes comunistas. O líder britânico Winston Churchill criou a expressão Cortina de Ferro para descrever essa divisão na Europa.

MURO DE BERLIM
Foi construído em Berlim (capital da Alemanha) pelos soviéticos, em 1961, para impedir que pessoas fugissem do lado oriental da cidade para o ocidental. O oriental era comunista e o ocidental, capitalista. O muro foi um símbolo da divisão do mundo em dois sistemas políticos. Foi derrubado em 9 de novembro de 1989.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.