São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2012

Capa

Que país é esse?

Filmes com histórias reais e inventadas mostram como vivem crianças das mais diferentes partes do mundo

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Por meio do cinema, dá para ver um pouco como vivem as crianças indianas, como pensam as francesas e do que riem as holandesas. Seus medos, problemas e desejos estão em primeiro plano no Festival Internacional de Cinema Infantil, que completa dez anos.
Apesar da diversidade de filmes, Carla Camuratti, diretora do evento, conta que temas se repetem. "É curioso. Neste ano, 80% do que assistimos para fazer a seleção foram histórias protagonizadas por meninos entre 6 e 9 anos."
Nesta edição, haverá "Conversa no Cinema", bate-papo com participante do filme, e "Sessão Contada", em que um profissional lê o roteiro, como numa contação de história. Nesta página, veja destaques de longas-metragens e de curtas. A programação completa está no site www.fici.com.br.

"ZARAFA"
Zarafa é girafa, em árabe. E é para levar uma girafa de presente a um rei que o menino Maki enfrenta desertos e tempestades. A animação passeia por paisagens africanas e toca em temas como escravidão e morte. O filme também será exibido na sessão "O Pequeno Jornalista".

"A FAMÍLIA TROM"
Esta comédia se passa em um lugar imaginário onde todos são magros e só pensam em malhar. Quem vai parar lá é a família Trom, feita de gordinhos felizes que nem sabem o que é dieta. O filme mostra que aparência não é tudo e que um doce gostoso tem a sua hora!

"ALFIE, O PEQUENO LOBISOMEM"
Na lua cheia, Alfie ganha pelos, orelhas enormes e um rabo! Ele se transforma em um lobisomem, de óculos e patins. Alfie tem que lidar com esse segredo, enfrentar o bullying e controlar a vontade de comer galinhas!

"CORDA BAMBA"
Maria é uma artista de circo que mora com a avó no Rio de Janeiro. Onde estão seus pais? É isso o que a menina tenta lembrar. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, publicado por Lygia Bojunga em 1979. Ao lado, leia entrevista com a atriz Bia Goldenstein, 13.

"QUAIS SÃO AS CHANCES"
Kiek inventa uma porção de pergunta sem pé nem cabeça. Mas o que ela quer mesmo saber é se o seu pai vai voltar vivo da guerra. O filme é feito com atores, mas usa técnicas de animação bem divertidas para ilustrar os pensamentos da garota.



CURTINHO E LEGAL

Veja destaques de curtas-metragens

"MUITO MELHOR AGORA"
Um livro fechado não tem graça nenhuma. Ainda mais se você é um marcador de livros, como o personagem desta animação simpática. Mas ele consegue entrar em uma obra bem agitada e surfa por suas páginas.

"OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES"
Livros ganham vida e acompanham Morris em uma viagem maluca. Sem diálogos, a animação traz uma história tocante sobre a importância da leitura. Ganhou Oscar 2011 de curta de animação.

"O FIM DO RECREIO"
Nada de recreio na escola. Ainda bem que isso é só em filme! Neste divertido curta, um menino narra a batalha das crianças para evitar que o fim do intervalo entre as aulas vire lei. O personagem principal arrasa como narrador.

"DISQUE QUILOMBOLA"
Já comeu farofa de formiga? A turma retratada neste documentário adora. Por meio de um brinquedo, o telefone de lata, crianças de comunidades quilombolas (criadas antigamente por escravos) trocam curiosidades.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.