São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2012

capa

Dupla gaúcha Kleiton & Kledir lança DVD para a gurizada; que barbaridade, tchê!

DEISE DE OLIVEIRA
EDITORA DE "IMÓVEIS"

"Maria Fumaça", música de 1980 de Kleiton & Kledir, conduz a trupe do Grupo Tholl e sua plateia por uma inusitada viagem em "Par ou Ímpar - ao Vivo", DVD recém-lançado (R$ 40, em média). As músicas são do CD de mesmo nome, de 2011, o primeiro trabalho infantil da dupla.
É um misto de circo e teatro, com referências a "Alice no País das Maravilhas" e "O Mágico de Oz", embalados por poesia. Malabares, trapezistas, bailarinos, palhaços, pernas de pau e acrobatas dão vida a bichos, mágicos, bruxas, pirulitos e até a um pum perfumado. Tudo com forte sotaque gaúcho (ouça trechos em kleitonekledir.com.br/parouimpar).
Eles já quiseram ser nacionais. Emplacaram trilha de novela e colecionaram fãs pelo país. Nunca abandonaram as "raízes", mas chegaram a fazer música "menos regional". "Par ou Ímpar", no entanto, é cheio de regionalismos. Vai de gurizada a pangaré e estrambólico. Dançam até chula, desafio de sapateado típico no Rio Grande do Sul. Nem a participação de Fabiana Karla, a Dra. Lorca de "Zorra Total", e seu acento nordestino diminuíram o "gauchismo".
Dá orgulho ver minha filha de dois anos, paulistana, ameaçando uma dancinha com o som que insinua o movimento da maria fumaça (e que embalou a minha infância no Rio Grande). Já já ela vai estar cantando "barbaridade".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.