São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

As Grandes Férias   
Record, 12h. (The Great Outdoors). EUA, 1988, 91 min. Direção: Howard Deutsch. Com Dan Aykroyd, John Candy, Annette Benning.
John Hughes reescreve seu eterno roteiro sobre férias desastrosas, mas passa a direção para Deutsch, realizador bem mais fraco. Aqui, Candy e Aykroyd são cunhados que se odeiam, mas decidem viajar juntos.

Atraídas pelo Perigo
  SBT, 14h. (Sugar & Spice). EUA, 2001, 81 min. Direção: Francine McDougall. Com Marley Shelton, James Marsden, Maria Sokoloff.
Os problemas de um grupo de "cheerleaders", depois que sua chefe (Shelton) fica grávida, tem de renunciar para ganhar dinheiro em trabalhos triviais e, para evitar o tédio mortal, opta por uma solução radical.

Shrek    
Globo, 14h. (Shrek). EUA, 2001, 89 min. Direção: Andrew Adamson, Vicky Jenson.
Shrek é o ogro cuja vida é invadida por uma série de personagens de contos de fadas e que precisa tornar-se um personagem de conto para que tudo volte ao normal. Grande sucesso, ganhador de Oscar de melhor desenho, no momento em que se registrava um "boom" das animações.

Flintstones - O Filme    
Record, 20h30. (The Flintstones - The Movie). EUA, 1994, 91 min. Direção: Brian Levant. Com John Goodman, Rick Moranis, Elizabeth Perkins.
Seduzido pelo neoliberalismo, Fred assume um cargo importante na pedreira e torna-se um tirano. Entre outras, demite o velho amigo Barney. Um filme muito bem realizado, na medida em que usa todos os elementos que tem à sua disposição para discutir questões presentes e pergunta-se, entre outras, se o pensamento neoliberal não seria apenas um produto da Idade da Pedra.

Duro de Matar 3 - A Vingança    
SBT, 21h. (Die Hard with a Vengeance). EUA, 1995, 131 min. Direção: John McTiernan. Com Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Jeremy Irons.
Em seu terceiro dia problemático, o policial McClane (Willis) tem a parceria do relutante Zeus Carver (Jackson) e a ação se expande por Nova York. Mas o filme é desequilibrado. Os momentos de humor são os melhores. Os de ação primam pela banalidade.

Em Má Companhia  
Globo, 23h40. (Bad Company). EUA, 2002, 116 min. Direção: Joel Schumacher. Com Anthony Hopkins, Chris Rock, Matthew Marsh.
Hopkins e Rock investigam o mercado negro de bombas atômicas. Quando o segundo morre, seu irmão gêmeo (também Rock) é convocado para completar a missão.

Underground - Mentiras da Guerra     
Bandeirantes, 1h. (Underground). Alemanha, 1995, 162 min. Direção: Emir Kusturica. Com Miki Manojlovic, Mirjana Jokovic.
Dois amigos, fiéis membros do Partido Comunista, integram-se à resistência quando a Iugoslávia é invadida pelos nazistas. Em tom de comédia maluca, Kusturica fala da Segunda Guerra, com certeza e da desintegração de seu país, especialmente sangrenta.

Boicote   
SBT, 1h. (Boycott). EUA, 2000, 118 min. Direção: Clark Johnson. Com Jeffrey Wright.
Drama em torno da atitude da negra Rosa Parks, que, nos anos 1950, no Alabama, recusou-se a dar seu lugar no ônibus para um branco. Por conta disso, ela foi presa, o que acabou sendo o estopim do movimento pela igualdade dos direitos civis. Feito para TV.

Coisas Belas e Sujas    
Globo, 1h45. (Dirty Pretty Things). Inglaterra, 2002, 97 min. Direção: Stephen Frears. Com Audrey Tautou, Sergi Lopez, Chiwetel Ejiofor.
O mundo dos imigrantes na Inglaterra, a que Frears é sensível desde seus primeiros filmes, aqui é visto a partir da investigação levada por um exilado político nigeriano (médico em seu país) e uma camareira turca, envolvendo o dono do hotel em que trabalham. Mas é o mundo dos imigrantes, com especial atenção aos ilegais, que faz boa parte da força deste filme. Inédito.

Chinatown     
SBT, 3h. (Chinatown). EUA, 1974, 130 min. Direção: Roman Polanski. Com Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston.
Como sempre no filme noir, um detetive (Nicholson) é contratado para um caso banal (de adultério, no caso). Mas quando o suposto adúltero aparece morto e o detetive J.J. Gites começa a ser acossado por gângsteres, ele percebe que está num caso bem mais complicado do que imaginava e envolvido com a filha (Dunaway) do chefão (Huston). Um belíssimo Polanski.

Tribunal sob Suspeita   
Globo, 3h25. (Trial by Jury). EUA, 1994, 105 min. Direção: Heywood Gould. Com Joanne Whalley Kilmer, Armand Assante.
Mulher passa a ser ameaçada de todos os modos quando é escolhida como jurada no julgamento do mafioso Assante. Pior: para se livrar das ameaças a ela e à família, precisa convencer os demais jurados a inocentar o bandido.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Geraldo tá anestesialdo!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.