São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA

Chefs do tradicional país do sudeste asiático recriam variedade de temperos exóticos e sabores apimentados

Festival põe na mesa calor da Tailândia

LUIZ CAVERSAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, até o próximo domingo, uma boa variedade da exótica e condimentada culinária tailandesa será apresentada em São Paulo, no festival promovido pelo governo daquele país no hotel Grand Hyatt.
O mote é a visita ao Brasil do primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, e por conta disso os paladares daquele pedaço peculiar do sudeste asiático aportam por aqui pelas mãos de dois chefs nativos.
A Tailândia é um dos poucos países da região que nunca foram colonizados pelos ocidentais. Dessa forma, mantém intactas tradições culturais que se estendem autênticas por sua culinária, calcada em produtos naturais e condimentos muito específicos.
Como há poucas oportunidades de apreciar as peculiaridades dessa culinária (veja no quadro onde mais encontrá-la em São Paulo), é recomendável que o apreciador neófito vá preparado: a cozinha tailandesa se aproxima muito da culinária baiana na aparência de diversos pratos, mas, sobretudo, na temperatura de suas pimentas.
Na verdade, há muitas semelhanças entre o que se come do outro lado do mundo e o que se faz com ingredientes típicos do Nordeste brasileiro, a começar pelos camarões e ostras, carnes de frango, de vaca e de porco, até os legumes e condimentos como castanha de caju, leite de coco, erva-cidreira, gengibre e frutas como abóbora, manga e jaca.
Nos pratos ensopados, a semelhança se repete, principalmente nos camarões ou frango ao coco. Por distração ou confusão com outros caldos orientais, a tendência é comê-los como se fossem sopa. Um engano, como alerta a consulesa da Tailândia em São Paulo, Thassanee Wanick: "Deve-se sempre acompanhar com arroz, como as moquecas da Bahia".
Na amostra dos pratos que foi apresentada na semana passada, a variedade de ingredientes e sabores se impôs, com a predominância das pimentas, todas razoavelmente suportáveis.
Entradas: salada de carne apimentada, salada de frango com cebolinhas, salada de peixe frito com maçã-verde, salada de macarrão transparente com carne de porco moída, salada de frutos do mar com gengibre e molho de pimenta. Principais: bolinhos de carne de porco e caranguejo ao molho de pimenta doce, pão frito com carne de porco, cubos de carne cozidos ao curry (muito saboroso), costela de porco ao molho de mel (idem), frutos do mar com feijão verde, vegetais com molho de ostra, frango ao molho agridoce, macarrão de arroz com camarões, caldo de camarões apimentados (forte, mas muito bom).
Fora o cuidado com a pimenta -no bufê, os pratos têm indicação da presença do condimento-, deve-se lembrar que se trata de uma alimentação saudável e leve. "Na Tailândia nós comemos diversas vezes por dia. Por isso, recomendo que se coma bem para não ficar com fome logo", diz a consulesa. Ela também tem uma boa sugestão para que o paladar absorva o impacto das pimentas: "Acompanhar os pratos com champanhe brüt bem gelado". Mas vinho branco ou cerveja gelados também são bem-vindos.


FESTIVAL DE COZINHA TAILANDESA. Quando: hoje, no jantar; dos dias 14 a 19 no almoço e no jantar; brunch, dia 20. Onde: hotel Grand Hyatt (av. Nações Unidas, 13.301, SP, tel. 0/xx/11/6838-1234). E-mail: info@hyatt.com.br. Site: www.thaifest.org. Quanto: R$ 50.


Texto Anterior: Crítica: Conservadorismo viceja dentro do armário
Próximo Texto: Coreografias representam as religiões do país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.