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NOVA GRADE
Entre as novidades da programação estão canais para o público acima de 35 anos e para audiência masculina
Segmentação em filmes é a tendência na TV paga
DA REPORTAGEM LOCAL
Segmentação dentro de canais
de filmes tem se mostrado a principal tendência da TV por assinatura brasileira. Na última semana,
durante a feira de televisão paga
ABTA 2004, realizada em São
Paulo, foram lançados quatro novos canais, todos com características de programação muito definidas para diferentes públicos.
Um deles, o TCM Classic Hollywood, é a novidade da Turner International para o Brasil no segundo semestre. Voltado para
adultos com mais de 35 anos, o
canal não terá intervalos comerciais, e as transmissões serão feitas por 24 horas.
No TCM, serão transmitidos
cerca de cinco filmes por dia de
um acervo de 3.000 títulos produzidos entre as décadas de 1930 e
1970, além de séries de TV como
"Jeannie é um Gênio", "Os Três
Patetas" e "A Noviça Voadora".
Segundo a assessoria de imprensa da Turner, o canal deve estrear em 1º de setembro, mas nenhum contrato foi fechado ainda
com operadoras de TV a cabo.
A novidade da Rede Telecine ficou por conta do canal Telecine
Pipoca, que em 1º de outubro
substituirá o Telecine Happy. O
Pipoca exibirá uma seleção de
lançamentos, filmes de ação, comédias e dramas exibidos no Telecine Premium, Action e Emotion em versão dublada, 24 horas
depois da exibição nos canais.
Na manhã, o Pipoca terá programação voltada para crianças.
Segundo o diretor geral da rede,
João Mesquita, a idéia do novo canal partiu de solicitações dos assinantes e do sucesso das versões
dubladas do Telecine Happy.
Com a extinção do Telecine
Happy, as comédias passarão a
ser exibidas no Telecine Emotion.
Também como substituto de
um canal já existente, o Universal
Channel estréia no dia 1º de setembro no lugar do USA, ainda
com um perfil bastante próximo
do antecessor.
O Universal entra no mercado
com três novas séries de investigação -seu carro chefe- e com
um pacote de cem filmes voltados
para os públicos adolescente, jovem e adulto.
De acordo com o gerente geral
do Universal Channel no Brasil, o
lançamento do canal fecha um ciclo de recuperação do USA iniciado há dois anos, quando o acervo
de filmes foi ampliado, e as séries
de investigação passaram a ocupar a maior parte da grade.
O último dos lançamentos fica
por conta da Fox, que apresentou
o FX, canal voltado para o público
masculino com idades de 18 a 49
anos, "pensado a partir do homem brasileiro", como explicou o
vice-presidente sênior da empresa, Hernán Lópes.
O FX, que tem como slogan "o
que o homem vê", deve entrar no
ar em janeiro de 2005. Como
principais atrações, o canal apresenta filmes e séries de ação, séries
de humor, esportes radicais e programas eróticos.
Lópes informou que US$ 5 milhões devem ser gastos até o final
de 2006, quando a Fox espera o
início dos lucros do canal. Disse
ainda que já apresentou o projeto
para "várias operadoras", mas o
preço ainda não foi discutido.
Ancine
Na parte de programação, dois
canais pagos apresentaram novidades nacionais também voltadas
para um público específico, produzidas com recursos da Ancine
(Agência Nacional do Cinema).
"Os Pescoçudos", "Geraldinho"
e "Overman" fazem parte das novidades. Eles entraram no pacote
infantil "Cartum Netiuorque", do
Cartoon Network, que a partir de
outubro vai veicular 21 vinhetas
dos personagens de Caco Galhardo, Glauco e Laerte. Cada vinheta
tem duração de 40 a 50 segundos.
Para a realização das historinhas foram gastos R$ 600 mil provenientes do Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento
da Indústria Cinematográfica).
Com verba mais alta -R$ 2 milhões- e aspirações maiores
-de comercialização nos Estados Unidos e Europa-, a DirecTV anunciou uma série musical voltada para as classes A e B.
Batizado de "7 x Bossa Nova", o
especial, filmado em 16mm, é dividido em sete episódios, sendo
seis programas autorais, com duração de 70 minutos, com shows e
entrevistas, e um último com uma
seleção no estilo "melhores momentos".
Os capítulos serão conduzidos
por Nelson Motta, que entrevistará Johnny Alf, João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle e Celso Fonseca.
A primeira gravação será realizada em outubro, e o primeiro
episódio da série será lançado em
dezembro no Canal 605. Segundo
o diretor de programação Jorge
Brandão há uma intenção de que
sejam produzidos CDs e DVDs a
partir dos episódios.
Também com verba da Ancine
-cerca de R$ 1,5 milhão-, a DirecTV deve produzir cinco programas da marca Som Direto neste ano, com artistas nacionais
consagrados tocando jazz, blues e
música instrumental. Entre os nomes já definidos estão Joyce,
Wagner Tiso e Toninho Horta.
A empresa anunciou ainda uma
série de 12 shows realizados em
parceria com a gravadora independente Trama, o "Trama-605".
Os nomes já selecionados são Cesar Camargo Mariano e Pedro Camargo, Claudio Zoli, Nação Zumbi, Tom Zé, Ed Motta, Wilson Simoninha, Max de Castro, Jair de
Oliveira, Otto e Fernanda Porto. A
veiculação dos shows começa em
agosto.
Brasileiros
O E! Entertainment Television
anunciou três novos programas,
sendo duas produções nacionais
-"Galãs Brasileiros", nova edição da série "Segredos de Novelas", que conta a história de sete
galãs da atualidade; e "Garotas da
Capa", com trajetórias de playmates do país- e uma norte-americana, cujo protagonista é
um cirurgião plástico brasileiro,
"Dr. 90210". A série, que estréia
em 3 de outubro, vai pelo lado
oposto dos reality shows que
mostram plásticas e os bons resultados em pacientes. Aqui o foco é
o médico.
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