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MÔNICA BERGAMO
Bel Pedrosa/Folha Imagem
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LIÉGE MONTEIRO
"Quando digo "não', é não", diz Liége, que teve a missão de selecionar celebridades e personalidades do
cinema para o camarote de uma cervejaria
Mamãe, eu quero...
Elas vivem rodeadas de famosos, ganham
presentes caros e, nos dias que antecedem o Carnaval, atendem a até 200 telefonemas por dia. Sabem falar "não" para os pidões e não vêem graça nos ex-"Big Brothers". Quem são elas? Ivone Kassu, Isabela
Menezes, Liége Monteiro e Fernanda Barbosa, as promoters que detêm os convites dos
camarotes mais badalados do Carnaval.
Elas têm como função levar o maior número possível de celebridades para seus camarotes -e atrair a tão desejada "mídia espontânea". A atividade está cada vez mais segmentada. No camarote da Brahma há uma
pessoa responsável por convidar "socialites
jovens cariocas", outra por "socialites e empresários paulistanos", uma por artistas e
outra por "esportistas". Cada uma ganha
entre R$ 5.000 e R$ 20 mil pelo trabalho.
Desde que o samba é samba nunca foi assim.
De onde vem a fama de brava
de Liége Monteiro? Bastaram 15
minutos em sua casa, em Ipanema, para entender. "Quando esse jornalista ligar de novo, fala
que ele não vai ganhar porcaria
nenhuma de camisa. Que saco!"
Incumbida de levar celebridades ao camarote da Nova Schin,
a promoter, que começou a
"carreira" como produtora de
cinema, diz não se estressar.
"Quando eu digo não é não."
A promoter -ops, ela acha
esta palavra "ridícula"- diz
que gosta quando lhe pedem
um convite. "É legal, uma demonstração de prestígio", conta. Rodeada de retratos onde
aparece abraçada a artistas como Malu Mader, Maitê Proença
e Reynaldo Gianecchini, Liége
dá a fórmula para um camarote
bacana: "Trinta por cento de
formadores de opinião e pessoas do cinema, 30% de artistas,
20% de "new generation", 10%
de políticos e 10% de modelos".
Com ela, ex-participantes de
"reality show" também não têm
muita vez. "Não tenho nada
contra, mas tem tanta gente
mais interessante...", diz. Sertanejos também "não tem muito a
ver", com exceções: "Zezé di Camargo é o máximo".
Na sua lista, a número 1 é Vera
Fischer, amigona. "Ela é um espetáculo, as pessoas ficam
enlouquecidas quando a Vera
chega", conta. Modelos da
agência Mega também causam
frisson. "Gente bonita é muito
importante."
Quem não faz parte de seu
mailing? "Bêbados e chatos em
geral", conta Liége, que desenvolveu a técnica de beber água
com gelo e limão no copo de
vodca para afastar os chatos que
lhe oferecer "um drinque".
"Se o pessoal da Mara Manzan
[atriz global] ligar aqui mais
uma vez, eu vou tirá-la do camarote!", diz a seus funcionários a
promoter Ivone Kassu, 58. Há
13 anos responsável por boa
parte dos convidados da Brahma para o Carnaval, ela já está
acostumada ao assédio. Seu telefone não pára. Uma hora é Fafá de Belém pedindo convite para o namorado da filha. "Fala
para ela me mandar um e-mail." Depois, o ator Marcos
Caruso ("amo de paixão") confirma presença. E-mails não param de chegar.
No escritório com fotos de Roberto Carlos (de quem é assessora há 22 anos), Kassu confere
a lista de convidados. Sua missão é levar 150 "formadores de
opinião" ao camarote. "O Sergio Britto [ator e diretor] me ligou ontem", conta. "E é claro
que eu quero que ele vá. É uma
personalidade interessantíssima", diz. E completa: "Levo
gente bonita também".
Num capítulo de "Celebridade", a personagem de Malu Mader, com dificuldade para conseguir ir ao show de Rita Lee,
pede a sua secretária: "Liga para
a Ivone Kassu. Tenho certeza
que ela vai me arrumar um ótimo lugar". A promoter se emociona: "Malu é o meu xodó.
Amo de paixão".
Com cerca de 10 mil nomes
em sua agenda (todos ela "ama
de paixão"), a promoter costuma receber presentes de quem
não faz parte de seu mailing.
"Mandam perfumes Kenzo e já
me ofereceram viagem aos
EUA", conta ela. Discreta, Kassu
diz que até hoje teve poucas dores de cabeça com seus convidados no Carnaval. Há quatro
anos, Mario Gomes cismou de
tirar a camisa da cervejaria dentro do camarote. Depois de um
certo estresse, o ator topou vesti-la outra vez.
"Ano passado quem me infernizou foi o Bambam [o dançarino Kléber Bambam, ex-"Big
Brother]". O rapaz emprestou
sua credencial a um
amigo lutador "que só ele conhecia". Bambam acabou entrando. "Sem o amigo, claro."
Há quem não faça a mínima
questão de ir ao camarote. Jô
Soares, Fausto Silva, Chico
Buarque e Ana Paulo Arosio são
os "sonhos de consumo" da
promoter. "Mas eles não estão
nem aí", diz.
Ser bonita, ter "um bom papo" e sobrenome de peso. Estes
são os requisitos para ser convidada por Isabela Menezes, 35,
para o camarote da Brahma.
"Pessoas com estas características atraem a mídia espontânea", diz ela, que há cinco anos
trocou a importação e exportação de diet shakes pela promoção de eventos. Isabela, que divide os 8.000 nomes de sua
agenda nas categorias "sociedade", "badalados", "moda", "arquitetos", "empresários" e "artistas", é responsável por levar à
Sapucaí 50 jovens "bem-nascidos" a cada noite de desfiles.
"Outro dia me ligou o empresário da Marta Rocha, falando
que está relançando ela. Fala sério...", diz. Isabela conta que o
subsecretário de Esportes do
Rio, Edmundo Fontenelle, pediu "umas três ou quatro camisetas". Não teve nem papo. Nem
ele nem a ex-miss Brasil vão
atrair a tão desejada "mídia espontânea" nem "agregar valor"
ao camarote, diz ela.
E o amigo-do-amigo-do-amigo? No ano passado uma pessoa
se apresentou como amiga do
apresentador Clodovil. "Eu já tinha dito que não ia rolar, mas o
cara apareceu no camarote."
O celular de Isabela toca. "Oi,
amore", diz ela a Juliana Paes, a
Jaqueline de "Celebridade". Juliana, que é bonita e tem bom
papo, garante toda a "mídia espontânea" do mundo. E agrega
muito valor ao camarote.
Responsável pelos convidados
de três camarotes neste Carnaval, Fernanda Barbosa passou
os últimos dias se escondendo:
desligou o celular, deixou de ir a
restaurantes badalados e escolheu um salão de beleza alternativo. Tudo para evitar o assédio
dos cerca de 70 pidões que a
procuram todos os dias em busca de um convite para os camarotes da "Vogue" em SP e Salvador e de uma cervejaria no Rio.
"Uma pessoa me ofereceu R$
1.500 para entrar na lista", diz.
E que tipo de pessoa tem lugar
garantido nos eventos da promoter? "Gente bacana", diz ela.
"O que não pode faltar é mulher
bonita." Para garantir a cota de
beldades, Fernanda convidou as
modelos Ana Hickmann e Ana
Beatriz Barros para o Carnaval
da Sapucaí.
COM ÁLVARO LEME E CLEO GUIMARÃES
@ - bergamo@folhasp.com.br
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