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"Big Brother" bate recorde
DA REDAÇÃO
Ao contrário do que ocorre nos
Estados Unidos, onde praticamente um novo "reality show" é
anunciado a cada semana, no
Brasil o único formato que se consolidou é o de "Big Brother", na
Globo, e seu parente no SBT, "Casa dos Artistas", que deve ter sua
quarta edição a partir de maio.
"Big Brother Brasil" é um fenômeno. A quarta edição, diferentemente do que se previa, é um sucesso. Mais precisamente, a mais
bem-sucedida de todas.
Os programas exibidos às terças, quando um participante é eliminado, registraram até a semana
passada média de 45 pontos no
Ibope da Grande São Paulo. O primeiro "BBB", o de maior sucesso
até então, teve média de 42 pontos
em suas seis primeiras terças-feiras. Aos domingos, a audiência
aumentou de 29 pontos no
"BBB1" para 36 no "BBB4".
Cada ponto no Ibope equivale a
cerca de 48,5 mil domicílios.
No Ibope, "Big Brother Brasil"
tem desbancado a novela das oito,
"Celebridade", do posto de programa mais visto da TV brasileira.
O Datanexus confirma o bom
desempenho de "Big Brother Brasil". Até terça-feira, a média de todos os episódios exibidos era de
30,4 pontos no instituto, onde cada ponto equivale a 51 mil domicílios. No Datanexus, no entanto,
"BBB" perde a liderança (por
pouco) para "Celebridade".
De acordo com o Datanexus,
58,5% dos telespectadores de
"BBB" são mulheres, e 23,3% têm
menos de 17 anos.
De cada cem telespectadores, só
três têm curso superior completo
(a média da população com diploma na Grande São Paulo é de
sete pessoas a cada cem). A maioria do público (65,6%) não concluiu o ensino fundamental.
O "reality show" é um fenômeno também na internet. Seu site
oficial (www.globo.com/bbb) já
recebeu 14 milhões de visitas desde o início de "BBB4", um aumento de 323% em relação ao
mesmo período de exibição de
"BBB1", entre janeiro e fevereiro
de 2002.
Dados da Endemol, a produtora
holandesa do grupo Telefônica
que se associou à Globo no Brasil,
mostram que a edição brasileira
de "Big Brother" é a mais vista do
mundo: "BBB3", no ano passado,
teve média de 33 milhões de telespectadores por programa. Só a
edição africana, exibida no ano
passado em vários países, chegou
perto do Brasil, com 25 milhões.
A Globo ainda não confirma,
mas já é dada como quase certa a
realização do quinto "Big Brother
Brasil" no início de 2005.
O programa é um fenômeno
também na Itália. Lá, sua audiência quase triplicou da primeira
para a terceira edição. Chamado
de "Grande Fratello", começou
com 5,5 milhões de telespectadores, passou para 9,3 milhões na segunda versão e cravou 13 milhões
na terceira.
Neste ano, a TV brasileira volta
a investir em outros formatos de
"reality show", como ocorreu em
2002. A Globo vai realizar o musical "Fama", a partir de junho. Planeja exibir a partir de abril "Barco
do Amor", gravado na Amazônia,
como quadro do "Caldeirão do
Huck". A Record negocia com a
Endemol a produção da versão
nacional de "All You Need Is Love", que promove encontros de
pessoas.
(DANIEL CASTRO)
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