São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olimpíada

Série analisa construções em Pequim

DA REPORTAGEM LOCAL

A poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, é natural que a televisão, sobretudo a paga, intensifique a programação sobre a China.
É o caso de "Maravilhas da China", série em três capítulos que o Discovery estréia hoje e exibe nas próximas duas quintas, sobre monumentos construídos para a Olimpíada.
O programa que será exibido hoje aborda a construção particularmente rápida -menos de quatro anos, ao custo de quase US$ 5 bilhões- do gigantesco novo terminal do aeroporto de Pequim.
A segunda parte da série explora o Teatro Nacional da China, planejado desde a década de 50. O Estádio Nacional de Pequim, que receberá as principais atividades dos jogos, é o tema do último episódio.
Como o tráfego aéreo de Pequim cresce 20% ao ano, o novo terminal 3 do aeroporto, seis vezes maior que o recém-inaugurado terminal de Heathrow (Londres), terá utilidade além da Olimpíada. Estruturado para resistir aos freqüentes terremotos da região, ele resgata a intensa cor vermelha que caracteriza a história chinesa.
Aliás, se há uma qualidade em "Maravilhas da China", é não se limitar à construção do aeroporto: a série investiga no passado do país a tradição das construções colossais -dos palácios imperiais à Muralha. (JL)


MARAVILHAS DA CHINA
Quando: hoje, às 23h Onde: no Discovery Channel Classificação indicativa: livre




Texto Anterior: Televisão: Sucesso infantil estende shows dos Backyardigans
Próximo Texto: Crítica: "Amores" mostra alternativa para o cinema brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.