São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DJ dos Racionais faz panorama do rap em mixtape

Em "Rotação 33", KL Jay demonstra habilidade juntando nomes conhecidos a outros pouco divulgados da cena rap

Pacote traz CD e DVD, que registram os bastidores da gravação, feita sem cortes; produtor cobra atitude "funk" no rap nacional

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

A princípio, o novo álbum do DJ KL Jay, dos Racionais MC's, parece apenas uma coletânea de rap -com momentos inspirados e outros nem tanto, como a maioria das coleções desse tipo. Mas "Rotação 33 - Fita Mixada" não é um CD. É uma mixtape. E ouvi-lo pensando nisso faz toda a diferença.
Mixtape é o nome dado aos discos mixados por DJs, principalmente de hip hop, para divulgar suas "batidas" e suas habilidades nos toca-discos. As bases não têm intervalos entre uma faixa e outra e ganham rimas de MCs convidados. Nos Estados Unidos, eles compõem a história do rap e há produtores que chegam a fazer 100 mil cópias desses disquinhos.
"É uma maneira alternativa de lançar o trampo", acredita KL Jay. "Você põe na rua, na net, e o lance se espalha. Aqui, isso ainda é novo. Por isso, temos que impressionar."
Foi com essa intenção que o DJ juntou bambas, como Mano Brown, MV Bill, SNJ e Gog, e rappers menos conhecidos -Parteum, Gaspar (Z'África Brasil), Aori e SlimRimografia, entre outros- num pacote caprichado: em forma de fita cassete, a embalagem tem um disco e um DVD, que traz as imagens dos bastidores da gravação, cenas do show de lançamento e entrevistas.
"É mixtape, porque as músicas são curtas. Não há a preocupação de fazer uma superprodução, chamar um monte de gente para cantar. É mais simples, mas tem que ser bem feito também", justifica KL Jay.
Ele conta que teve a idéia de juntar novos e velhos nomes da cena para dar um panorama do rap nacional, a partir da sugestão de um amigo, que cobrou o fato de ele não ter uma mixtape -segundo Parteum, em cena do DVD, na verdade KL Jay foi o primeiro brasileiro a fazer um CD mixado, nos anos 90, em parceria com o DJ Fresh.
Antes de entrar no estúdio e gravar o CD, sem cortes, KL Jay passou dois meses "praticando, ensaiando e fazendo um texto para a mixtape". O tal texto liga as músicas por temas ou batidas. "Isso faz parte da arte. Aprendi com os shows dos Racionais que uma música tem que fazer sentido com a outra."
Ouvindo, soa bem. Mas é assistindo ao DVD, editado quase à maneira de uma mixtape, que dá para sacar o trabalho por trás da mixagem. Com habilidade e suingue, KL Jay segura uma faixa, solta a outra, pula de um vinil para o outro sobrepondo vocais e bases.
Como produtor, atua impecavelmente. E é com essa propriedade que cobra do rap mais atitude: "tem que ser tão imponente quanto o funk carioca é". Sobre os Racionais MC's, fala pouco. O próximo álbum "pode sair até o fim do ano" e terá participação da Banda Black Rio. "Mulher Elétrica", música nova, já está na internet.


ROTAÇÃO 33 - FITA MIXADA
Artista:
DJ KL Jay
Gravadora: 4P
Quanto: R$ 35
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mario Gil mostra hoje sua "colcha de retalhos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.