Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

36ª Mostra de SP

crítica/drama

Cronenberg segue passos do pai em filme de horror atual

Filho de diretor de "A Mosca" mira celebridades no bom "Antiviral"

CÁSSIO STARLING CARLOS CRÍTICO DA FOLHA

Cronenberg é, como Hitckcock ou Ford, mais que o sobrenome de um cineasta. Define uma ideia de cinema, um universo próprio e um modo tão particular de mostrá-lo que qualquer esforço de adotá-lo como inspiração corre o risco de se confundir com plágio ou caricatura.

Brandon, filho de David Cronenberg, estreia em longa com um trabalho cuja abordagem e simbolismos retomam o cinema de gênero praticado pelo pai na primeira metade de sua carreira.

Como "Videodrome", "Antiviral" interpreta as possibilidades da tecnologia ao imaginar um futuro pós-humano que encontra forma avançadas de controle mental.

Como "Rabid" e "A Mosca", o contágio e a mutação libertam forças que, ao ultrapassar o humano, destroem-no.

Mais próximo de nossa atualidade que as sombrias fábulas do pai, Brandon exacerba o consumo de informações sobre a vida dos "famosos", traduzindo a intimidade virtual para um plano biológico.

Em "Antiviral", a aquisição de doenças cultivadas nas celebridades radicaliza a ideia de compartilhar posts no Facebook ou de seguir perfis no Twitter, ambos mídias virais e pós-Cronenberg pai.

Tais escolhas sugerem interpretações que podem ir desde a acusação de falta de originalidade ao elogio de uma inteligência conceitual expressa na vampirização de um modelo. Por enquanto, a proximidade do imaginário paterno dificulta identificar um lugar fora da esfera familiar para o jovem diretor.

Mesmo assim, o modo como "Antiviral" explora plasticamente o horror em ambientes imaculados e nos domina com seus espaços claustrofóbicos sugere uma potência a aguardar.

ANTIVIRAL
QUANDO amanhã, às 15h, na Cinemateca
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página