São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

ABNT convoca sociedade a denunciar playgrounds irregulares, responsáveis por 30% dos acidentes com crianças

Brincadeira perigosa

VALDETE DE OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de levar seu filho ao playground do prédio ou ao aparentemente inofensivo parque da pracinha pública, certifique-se de que os brinquedos ali instalados atendam a normas mínimas de segurança. A brincadeira pode ser perigosa se os equipamentos forem feitos com material inadequado ou instalados de forma errada.
Os números são assustadores: 30% dos 350 atendimentos diários do pronto-socorro infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo são de vítimas de acidentes em playgrounds. Os maiores vilões são o escorregador, a balança, a barra paralela, o trepa-trepa e os brinquedos conjugados (veja no quadro ao lado), nessa ordem.
Até 1999, os playgrounds não contavam com normas de segurança. "Hoje, mesmo com elas, cerca de 90% deles estão irregulares", afirma Marcos Vinícius Pó, coordenador técnico do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). "É porque não são obrigatórias, apenas recomendam, tendo cumprimento voluntário", justifica.
Levantamentos posteriores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) constataram outras falhas nos brinquedos, afirma o diretor-geral, Valter Pieracciani. Por isso, ainda neste ano, as normas serão revisadas para posterior consulta pública. "É importante que a sociedade participe da elaboração, revelando acidentes, para aperfeiçoá-las."
A filha dele, Giuliana, 12, caiu, há cerca de dois meses, das barras paralelas do playground do prédio onde mora, em São Paulo: teve dois dentes quebrados e a gengiva cortada. Cinco acidentes semelhantes aconteceram com outras crianças no mesmo condomínio."Vou solicitar modificações no brinquedo", adianta o pai.


Sugestões para as novas normas da ABNT no site www.abnt.com.br, no ícone Fale Conosco; pelos tels. 0/xx/11/3016-7061/7083, com Fátima Sardinha; ou por carta, à av. Paulista, 726, 10º andar, para Beth Viscaino, 01310-910, São Paulo, SP.



Próximo Texto: Fabricante e síndico podem ser responsabilizados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.