São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Administradoras atacam desperdício

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A conta de água é a segunda maior despesa dos condomínios -só perde para a de mão-de-obra. Além da instalação de medidores individuais, administradoras e síndicos buscam outras maneiras de diminuir essa despesa.
Como motivação extra, a Sabesp implantou um programa de incentivo à redução do consumo: entre 15 de março e 15 de outubro, quem gastar 20% menos, em relação à média dos seis meses entre março e outubro de 2003, terá um desconto de 20% na conta.
O corte do desperdício deve começar pelas áreas comuns. "Os zeladores "varriam" a calçada com a mangueira, mas a orientação agora é para que usem a vassoura", diz Saulo Cunha, 42, gerente de RH da administradora Oma. Nas escadas, ensina, deve ser diminuído o número de lavagens.
A rega dos jardins também está na mira. A Sabesp orienta a fazê-la pela manhã ou no final do dia, períodos em que a evaporação é menor. "Quando chove bastante, não é necessário regar nem no dia seguinte", afirma José Bamonde, 50, gerente da Lello.
Atenção especial deve ser dada aos vazamentos. "O zelador tem de acompanhar o hidrômetro diariamente", alerta Cunha. "Grandes variações do volume médio gasto geralmente significam algum problema, que pode ser detectado em locais com paredes manchadas ou nos jardins excessivamente úmidos", ensina.
A Sabesp oferece um curso gratuito, de quatro horas, sobre vazamentos. No dia 13 de maio, o Secovi-SP (sindicato da habitação) disponibilizará um manual de uso racional da água, com orientações e estatísticas de consumo.
"Incentivamos o uso de equipamentos que reduzem o desperdício, como caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário", diz Hubert Gebara, 68, vice-presidente de condomínios do sindicato.


Texto Anterior: Fabricante assume o risco de cortar
Próximo Texto: Pré-lançamentos - Vila Formosa: 4-dormitórios destaca o primeiro andar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.