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FaceBreaker e Battlefield Heroes levam humor a boxe e guerra
THEO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nada como uma boa "maquiagem gráfica" para suavizar
tiros e socos. Que o diga a Electronic Arts, que em Battlefield
Heroes e FaceBreaker utiliza
um visual com cara de desenho
animado, além de uma generosa dose de humor, para conferir
um clima descontraído à guerra
e ao boxe, respectivamente.
Battlefield, para quem acompanha os games de tiro, é uma
marca conhecida. Mas Heroes
assume um tom bastante diferente, não se levando muito a
sério. Para atrair um público
amplo, a mecânica promete ser
simples, colocando duas facções em lados opostos.
Com lançamento previsto
para este ano no PC, o jogo, exclusivamente multiplayer, será
gratuito -o retorno financeiro
da produtora virá da exibição
de publicidade nas disputas.
A ação se desenrola com três
classes de personagem: soldado, que é equilibrado e possui
habilidades de liderança e cura;
atirador, o cara com as armas
mais potentes no campo de batalha, capazes de causar um bocado de danos; e comando, especialista em ataques surpresa,
a longa ou curta distância.
O que torna Battlefield Heroes estratégico o suficiente para chamar a atenção dos fãs de
"shooters" são habilidades que
o jogador escolhe antes de partir para a guerra e que por tempo limitado lhe conferem benefícios. Um exemplo é o Hero's
Shield, que possibilita absorver
mais os tiros adversários.
Atualmente o game está em
fase de testes, da qual é possível
participar desde que o jogador
fique de olho no site oficial
(www.battlefield-heroes.com), onde freqüentemente
são sorteadas chaves de acesso.
Entre tapas e piadas
Nos videogames, FaceBreaker leva o bom humor ao ringue
em lutas que apresentam boxeadores um tanto exóticos,
por assim dizer. Dentre as figuras, estão o xamã Voodoo e o especialista em demolições Molotov, este com explosivos presos ao calção. Tem até algumas
lutadoras com dotes físicos generosos, para a alegria da ala
masculina de jogadores.
Mas, a exemplo de Battlefield
Heroes, FaceBreaker também
quer conquistar uma audiência
expandida e, para tanto, investiu em uma fórmula estilosa e
aberta -as lutas são quase um
vale-tudo cômico, em golpes
que variam de bombas de fumaça a caveiras flamejantes.
Cada golpe desferido enche
uma barra especial de energia,
intitulada breaker, cujo último
e mais poderoso nível permite
utilizar um movimento finalizador, disponível assim que o
oponente é derrubado três vezes em um mesmo round.
O jogador pode se defender
também, seja com bloqueio ou
esquivas, que abrem possibilidade para o contra-ataque. Em
suma, mesmo com seu lado engraçado, FaceBreaker preserva
algum nível de profundidade
para as lutas.
O jogo inclui suporte multijogador e ferramenta para customizar personagens.
FaceBreaker foi lançada nesta semana, nos Estados Unidos,
para PlayStation 3 e Xbox 360,
por US$ 49, enquanto no Wii o
lançamento está agendado para 11 de novembro. O game é indicado para pessoas a partir de
13 anos.
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