São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

Obra de Adorno é reunida em CD-ROM
Os 20 volumes dos "Escritos Reunidos" de Theodor W. Adorno (1903-1969) publicados na Alemanha pela editora Suhrkamp-Verlag são agora reunidos em CD-ROM da Bibliothek Digitale (www.digitale-bibliothek.de) ao preço de 99 euros. Ela contém praticamente todos os escritos publicados por Adorno tanto em vida quanto póstumos -à exceção dos quatro volumes extras. O filósofo que cunhou o termo "indústria cultural" (com Horkheimer) é autor de "Dialética do Esclarecimento", "Teoria Estética" e outros.

Wittgenstein é tema de revista na França
O novo número da "Europe" (www.europe-revue.info) é dedicado ao pensador Ludwig Wittgenstein (1889-1951), autor do "Tractatus Logicus-Philosophicus" (Edusp), em que se debruça sobre a linguagem e sua relação com a estética, ética e lógica. A publicação traz artigos dos filósofos Stanley Cavell e Jacques Bouveresse. Outros textos analisam Wittgenstein e Dostoiévski e sua relação com a arquitetura e a música. Dois artigos analisam a relação do filósofo com as obras de Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu.

Giddens defende novo igualitarismo
As lideranças trabalhistas do mundo devem buscar um novo igualitarismo, lutando para diminuir a pobreza, oferecer emprego e oportunidades para todos os que podem trabalhar e assistência para os que não podem. Essa foi a proposta do sociólogo Anthony Giddens, um dos mentores da "Terceira Via", na revista inglesa "New Statesman". Giddens elogiou conquistas dos trabalhistas na Inglaterra -que tem recorde no nível de emprego-, mas defendeu uma busca mais aprofundada da justiça social.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: O grito íntimo das ruas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.